Notícias de Maricá

Procon Estadual descarta 255kg de alimentos impróprios em Maricá

O Procon Estadual realizou, nesta quarta-feira (15/03), uma nova ação da Operação Secos e Molhados, que, desta vez, vistoriou três supermercados de Maricá, na Região dos Lagos. Todos foram autuados e os fiscais descartaram 255kg e 968g de alimentos impróprios para o consumo.

Na filial dos Supermercados Grão de Ouro, localizado na Rua Domício da Gama, s/n, Eldorado, os fiscais descartaram a maior quantidade de alimentos nesta ação: 145kg e 990g. Lá havia diversos produtos impróprios para o consumo, dentre eles 96kg de damasco seco vencido na área de estoque e 20kg e 600g de linguiça sem especificação do seu prazo de vencimento. O depósito também apresentou diversas irregularidades, como mofo e poças de água pelo chão, dentre outras.

Na filial da Rede Multi Market no bairro Inoã (Rod. Amaral Peixoto, km 15, s/n), 52kg de linguiça, sem especificação de sua validade, estava na área de vendas sem proteção, em contato direto pelo consumidor. Além disso, a câmara de carne, área de manipulação do açougue, depósito, e a antecâmara apresentaram diversas irregularidades. Já na filial dos Supermercados Princesa, localizado na Rua Abreu Sodré, s/n, Centro, os fiscais verificaram, entre outras irregularidades, diferença de preço entre o valor informado no produto e o aferido no caixa.

Balanço da Operação Secos e Molhados

1 – Multi Market (Rod. Amaral Peixoto, s/n , km 15, Inoã): Produtos sem especificação na área de venda: 6kg e 500g de mortadela, 3kg e 800g de presunto e 1kg e 100g de blanquet. Produtos vencidos na área de vendas: 3kg e 900g de azeitona preta, 2kg e 400g de champignon inteiro, 1kg e 200g de azeitona pretas fatiada e 1kg e 100g de champignon fatiado. Produtos sem especificação na área de vendas, sendo mantido o contato direto pelo consumidor: 52kg de linguiça e 5kg e 500g de bacon. Câmara de carne com ferrugem, palete de madeira em mal estado de conservação e piso quebrado. Área de manipulação do açougue com lixeira sem pedal. Depósito com péssimas condições de aparência, fios visíveis, mofo, buracos no chão e com produtos mal acondicionado com aspecto sujo. Câmara de laticínios com goteiras em cima das caixas dos produtos e acumulando água no chão. Antecâmara com piso quebrado, teia de aranha, mofo, vazamento de água e palete de madeira em mal estado de conservação. Ausências dos certificados de dedetização e de potabilidade da água. Os fiscais deram prazo de 24h para apresentar o certificado de dedetização, 15 dias para o de potabilidade da água e 24h para a apresentação da limpeza da caixa d’água.

2 – Grão de Ouro (Rua Domício da Gama, s/n, Eldorado): 96kg de damasco seco vencido na área de estoque. Produtos vencidos na área de vendas: 13kg e 800g de picanha, 10kg de linguiça calabresa e um pacote de pão de forma. Produtos sem especificação da data de validade: 20kg e 600g de linguiça, 4kg e 600g de salsicha e 990g de frango sem etiqueta. Depósito com paletes de madeiras com mofo, poças de água pelo chão, mofo nas paredes e ausência de tela protetora/barreira. Câmaras de congelado e de laticínios com piso quebrado. Ausências dos certificados do Corpo de Bombeiros e de dedetização. Prazo de 24h para apresentação na sede do Procon.

3- Princesa (Rua Abreu Sodré, s/n, Centro): Produtos sem especificação na área de vendas: 14kg de linguiça e 3kg e 500g de salsicha. Produtos sem etiquetas e mal armazenados na área da padaria: 3kg e 400g de cobertura de chocolate, 2kg e 800g de calda de maracujá, 2kg e 700g de brilho, 2kg e 200g de creme de morango, 2kg e 100g de calda de morango e 778g de calda de caramelo. Câmara de laticínios com piso quebrado e sem reajuste e com prateleiras de madeiras. Câmara de congelamento com piso quebrado. Diferenciação de preço informado no produto e o aferido no caixa. Sem vaga para idoso e deficiente no estacionamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo