Notícias de Maricá

Maricá: Jornada Indígena reúne tribos de todo país

A II Jornada Esportiva Cultural Indígena (JECI 2017), que acontece na aldeia Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã (Aldeia Mata Verde Bonita), na Restinga em São José do Imbassaí, entre os dias 20 e 24/04, tem o apoio do Ministério dos Esportes num convênio com a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Esportes. A programação contará com shows de Guilherme Arantes (sábado, dia 24) e de artistas locais nos demais dias, exibição de filmes e documentários, danças, lutas, gastronomia indígena – como o biju (tipo de tapioca feita de aipim) e o xipá (massa frita feita com farinha de trigo, água e sal) –, além das competições esportivas.

Segundo os anfitriões, a festa vai reunir 16 tribos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo em diferentes etnias, como: tupiniquim, patachó e guarani. Assim, os maricaenses vão poder conhecer um pouco dos costumes e tradições dos diferentes índios do Brasil.

A abertura simbólica com a chama olímpica em totem indígena acontece no dia 20/04 (quinta-feira) a partir das 20h, mas as apresentações de filme, da Bateria da Escola de Samba União de Maricá e das delegações e cânticos indígenas começam mais cedo, às 16h. O primeiro dia de festa termina com a apresentação da cantora Jô Borges.

Nos demais dias de Jornada, a programação acontece sempre das 9h às 20h com a participação das tribos convidadas e 43 atletas da aldeia nas disputas de futebol; arco e flecha; arremesso com lança; natação; atletismo; cabo de guerra (masculino e feminino); luta corporal e maracá (masculino e feminino). No ano passado, o ‘time da casa’ conquistou as disputas de cabo de guerra e corrida de toras. Os shows acontecem logo após as competições.

Na sexta-feira, 21/04, tem cabo de guerra; luta corporal, arco e flecha, natação, futebol e corrida com tora (revezamento), além do espetáculo teatral Infantil “Totó no rolé” e exibição de filmes. O projeto “Viajando com a música” alegra os convidados com show de Bruna Mendes, Marcela Albernaz, Dalva Alves e Banda. Mas o forró “Batidão dos Garotos” (Forró) da Aldeia Amaral (Santa Catarina) também tem seu espaço garantido.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo