Notícias de MaricáSaúde

Maricá intensifica vacinação contra febre amarela na área de bloqueio

A Secretaria de Saúde de Maricá intensificou nesta sexta-feira (21/04) a vacinação contra febre amarela na área de bloqueio, que compreende os bairros rurais do Espraiado, Bananal, Manoel Ribeiro, Marinelândia e Guaratiba. Sete equipes, com enfermeiros, técnicos de enfermagem, guardas ambientais e pessoas que conhecem a região estão percorrendo as áreas previstas de proteção para a chamada busca ativa, indo de casa em casa para imunizar os moradores, sobretudo nos locais de difícil acesso. O município recebeu nesta sexta-feira mais 20 mil doses, totalizando 40 mil recebidas desde o dia 18/04, e está prevista para a próxima semana outras 50 mil vacinas. A medida obedece aos protocolos de atuação para casos dessa natureza.

O prefeito Fabiano Horta garante que a situação está sob controle. “Intensificamos as vacinas na área afetada e, após essa etapa inicial, a vacinação será ampliada para outros pontos da cidade”, esclareceu o prefeito, que está acompanhando operação nesta sexta-feira e tranquilizando os moradores. A operação de imunização com busca ativa na área de bloqueio do distrito de Ponta Negra continua neste sábado (22/04). É importante frisar que a vacinação nos postos será retomada só na segunda-feira (24/04).

Desde a quarta-feira (19/04) cerca de 5 mil pessoas receberam a imunização dentro da ação de bloqueio. É importante ressaltar que a febre amarela silvestre é transmitida por um tipo de mosquito que vive em região de mata e que desde 1942 não se tem registro de qualquer caso da doença em área urbana.

Paralelamente à ação dentro da cidade, o estado fará um reforço de imunização em áreas limítrofes a Maricá, seguindo o mesmo protocolo adotado nas outras regiões onde foram registrados casos confirmados. Nesta quinta-feira (20/04), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) confirmou o primeiro caso de febre amarela de vetor silvestre no município, um morador do bairro rural do Bananal (distrito de Ponta Negra) que faleceu na madrugada do dia 19/04, no Hospital Evandro Chagas, da Fiocruz, no Rio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo