Notícias de Maricá

Maricá: Iniciada informatização dos postos de saúde

O Posto de Saúde da Barra de Maricá e o Posto de Saúde da Família (PSF) de Inoã foram as duas unidades selecionadas para iniciar o projeto de informatização da Saúde. Nos dois locais, os sistemas foram inaugurados na manhã desta quinta-feira (27/04) com as unidades servindo de modelo para a inclusão digital da rede de toda a cidade. A medida atende à determinação do Ministério da Saúde no que diz respeito à utilização de prontuários eletrônicos nas unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país.

O prefeito Fabiano Horta esteve no PSF de Inoã e falou sobre a importância da informatização e os benefícios da implantação do prontuário eletrônico em Maricá. “Esse é um projeto de informatização e de melhorias das condições de trabalho dos agentes de saúde e dos postos de saúde da cidade”, afirmou. “Nosso maior objetivo com a implantação do prontuário eletrônico é garantir um atendimento rápido, seguro e ao mesmo tempo eficiente”, completou. “Hoje estamos inaugurando aqui em Inoã e também no Posto de Saúde da Barra, mas gradativamente ampliaremos esse sistema para todos os PSF e para toda a rede de saúde de Maricá, pois nosso intuito é melhorar cada vez mais o atendimento da saúde pública da cidade”, frisou o prefeito.

A secretária de Saúde, Simone da Costa Silva, explicou que a utilização do sistema integrado possibilitará que o histórico, as datas de consultas, os dados e resultados de exames dos pacientes fiquem disponíveis para todos os serviços de saúde da cidade, e também para o paciente. Uma ação que permite eficiência, transparência e economia. “A implantação deste sistema possibilita realizar uma melhor gestão de recursos e principalmente conhecer melhor a população”, analisou. “Saberemos exatamente que região apresenta determinada patologia, teremos como identificar a logística de onde estamos precisando de mais agentes comunitários de saúde”, acrescentou Simone. “Para o paciente a grande vantagem será o armazenamento de todos os seus dados médicos em um sistema integrado, que permitirá, por exemplo, o acesso as informações do paciente a partir de qualquer unidade de saúde de Maricá”, destacou a secretária.

Para que a implantação do sistema de informatização fosse realizada no PSF de Inoã a prefeitura – através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – investiu recursos próprios em infraestrutura para internet, sistema de Wi-Fi, equipamentos de informática e no treinamento das equipes que vão usar o sistema. Além do prefeito, acompanharam a inauguração o presidente da Câmara Municipal, Aldair de Linda; os secretários municipais Leonardo Alves (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Adelso Pereira (Conservação), além da coordenadora geral de Atenção Básica em Saúde, Jussara Quintes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo