Maricá retoma reflorestamento das margens de rios

A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente retomou na última terça-feira (25/04), o trabalho de reflorestamento nas margens dos rios da cidade. Equipes do projeto “Maricá Mais Verde” realizam o plantio nos trechos onde os serviços essenciais de limpeza já foram executados. Até agora uma faixa de aproximadamente 1.400 metros do Rio Roncador já recebeu 133 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, tais como: ingá do brejo (ingas Vera); ipê amarelo (tabebuia chrysotricha); canafístula (Peltophorum dubium) e ipê roxo (Tabebuia heptaphylla).

Segundo o subsecretário de Meio Ambiente, Guilherme Motta, a ação é importante para garantir a manutenção da qualidade da água e a estabilidade do solo, além de diminuir a força com que a água chega aos rios, lagoa ou represa, com uma certa periodicidade. “Ano passado já havíamos feito alguns trechos de reflorestamento na mata ciliar. Um deles no rio Ludgero – que corta a Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, primeira entrada da cidade (Centro)”, conta. “Retomamos esse trabalho e o principal desafio é compatibilizar esses reflorestamentos com a limpeza dos rios, para que nas futuras manutenções a gente possa preservar essa área com o mínimo de impacto”, explicou.

Redação Maricá Info

Levamos até você um jornalismo crítico, com imparcialidade e independência editorial. Aqui você tem voz, participe! Envie sugestões de reportagem e denúncias para o nosso Whatsapp: (21) 99621-9049.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inline
Inline