Notícias de Maricá

Maricá inicia vacinação contra febre aftosa

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca iniciou na última terça-feira (02/05) a vacinação para prevenir bois e búfalos contra a febre aftosa e a raiva. A campanha segue o calendário nacional e deve ser realizada obrigatoriamente até o dia 31/05. A novidade é que a partir de agora os produtores locais não precisam mais se deslocar até Niterói para emitir guias e receber orientações ou atendimento. Esses serviços estão disponíveis no Posto Municipal de Defesa Agropecuária (PMDA), instalado no Parque de Exposições de Maricá, que fica na Rua 1º de Maio (Caju) e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Segundo o secretário Júlio Carolino, pecuaristas com até 60 animais devem se dirigir ao local para agendar a vacinação gratuita, realizada por funcionários do PMDA. “Resolvemos agir assim porque acreditamos que dessa forma vamos ter um controle melhor. Vamos aproveitar a oportunidade para realizar um recadastramento total do gado, ensinar a maneira correta para a aplicação da vacina e avaliar as condições sanitárias desses rebanhos”, disse.

Quem tem mais de 60 animais não está isento da obrigação. Deve comprar a vacina, aplicar nos animais e também se dirigir ao local para comunicar e comprovar o procedimento. Todos que descumprirem essas medidas serão multados.

Júlio Carolino disse ainda que a vacinação acontece em duas fases. “Nesta primeira etapa, todo o gado deve ser vacinado de zero a quantos meses tiver. Uma segunda etapa acontece durante o mês de novembro, mas aí só participam animais de zero a 24 meses”, completou.

A doença é altamente contagiosa e se espalha rapidamente através de alimentos contaminados ou do contato com rebanho infectado. Os animais têm febre alta que diminui após dois a três dias. Em seguida, aparecem aftas na boca, laringe, narinas, tetas, entre as unhas, na pele que circunda os cascos e articulações, causando mal estar e dificuldade na mastigação. Eles se isolam dos outros, babam, mancam, arrepiam o pelo, param de comer e beber e emagrecem rapidamente. Por isso, em caso de contaminação, a propriedade é embargada, a produção fica proibida e os animais são sacrificados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo