Notícias de MaricáPolicialPolítica

Deputados federais do RJ formalizam pedido de intervenção federal na Saúde e Segurança

Deputados federais do Estado do Rio de Janeiro entregam, na próxima semana, um documento ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedindo intervenção federal nas áreas de Saúde e Segurança. A coleta de assinaturas foi iniciada nesta sexta-feira (05/05) e, até o momento, já subscreveram os deputados Alexandre Valle (PR), Marcelo Delaroli (PR), Hugo Leal (PSB), Alexandre Serfiotis (PMDB), Marcelo Matos (PHS) e Marcos Soares (DEM).

Através do ofício 045/2017, o coordenador da bancada, Hugo Leal, e deputados que subscreverem o documento apresentarão a Janot as razões que levam ao pedido de encaminhamento ao Supremo Tribunal Federal da intervenção federal. Segundo os parlamentares, é urgente a necessidade de sanar e assegurar a eficiência na prestação dos serviços públicos.

Na área de segurança pública, o documento enumera o aumento do número de roubos a cargas, como também elevação dos crimes violentos, roubos de rua, assaltos em coletivos, além dos atrasos no pagamento dos salários dos servidores e das pensões, “o que tem provocado paralisações nas delegacias e grandes manifestações nos batalhões.”

Além do “grave comprometimento da ordem pública”, os deputados consideram “drástica e dramática” a situação da Saúde. Dentre os motivos enumerados para a necessidade de intervenção federal no setor, a bancada justifica que o Estado do Rio de Janeiro não transferiu ao Fundo Estadual de Saúde, nos anos de 2015 e 2016, a totalidade dos recursos financeiros destinados a investimentos no setor, colocando em “risco a continuidade dos serviços de saúde.”

Na avaliação do deputado federal Alexandre Valle, o governo estadual não tem condições de administrar, sozinho, áreas que impactam diretamente a qualidade de vida da população. “O Rio de Janeiro vive uma guerra urbana, o caos está instalado. As pessoas vivem com medo, estão reféns em casa e as unidades de saúde sem condições mínimas de atendimento. O governo federal precisa intervir imediatamente”.

Para o deputado Marcelo Delaroli, as polícias Militar e Civil estão fazendo um trabalho heroico nas ruas, diante das graves dificuldades enfrentadas pelos agentes de segurança pública, mas é necessário a intervenção federal, com auxílio do Exército e Marinha, para combater o crime organizado.

“O Rio de Janeiro pede socorro, precisamos restabelecer a segurança das pessoas e também dos policiais. Só a Força Nacional não basta, precisamos aumentar o efetivo da Polícia Militar, convocando os 4 mil aprovados no último concurso. Temos que impedir a entrada de armas nas comunidades, para isso é fundamental Exército e Marinha, além da Polícia Federal nas fronteiras. Somente com união de forças o Estado do Rio vai sair dessa situação”, avalia Delaroli.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo