Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Vacinação contra febre amarela chegará a 100% do cinturão de bloqueio na próxima semana

Iniciada há duas semanas, a operação da força tarefa de imunização contra a febre amarela que uniu a Secretaria de Saúde e a Guarda Ambiental na busca ativa (direta) por moradores de áreas rurais dentro do cinturão de bloqueio está perto de ser encerrada, com sucesso. De acordo com a secretária de Saúde, Simone da Costa Silva, a iniciativa que já passou por Espraiado, Bananal, Ponta Negra, Bambuí, Guaratiba, Marinelândia e Jaconé, se encerrará na próxima terça-feira (09/05), em Itaipuaçu. “A partir do momento que todas as unidades fixas estiverem vacinando, o serviço de vacinação itinerante será finalizado”, afirmou Simone. Ao todo, já foram vacinadas cerca de 75 mil pessoas no município.

Durante visita aos moradores do loteamento Itaocaia Valley nesta sexta-feira (05/05), o comandante da Guarda Ambiental, Luciano Moretti, explicou o itinerário seguido pelo grupo de trabalho. “Começamos este trabalho de porta em porta pela região do Espraiado, que faz divisa com Itaboraí. Agora estamos indo em direção a São Gonçalo e Niterói. Nosso objetivo final é o Recanto, também em Itaipuaçu, onde estaremos na semana que vem”, completa.

De acordo com a técnica em enfermagem Bianca Melo, cerca de 170 pessoas foram imunizadas na atividade volante desta sexta-feira (05/05). “Não podemos deixar a febre amarela passar daqui, nem vir para cá. Estamos imunizando todas as pessoas que não tem condições financeiras, e muitas vezes até físicas também, de ir até os postos de vacinação nesta faixa do cinturão de bloqueio”, destacou Bianca.

Mãe da pequena Isabella, de 11 meses, a dona de casa Cinthia Falcão ficou satisfeita com a oportunidade de proteger a família sem sair de casa. “Ninguém aqui havia se vacinado ainda. Com ela pequena e mais um filho de seis anos, fica difícil ir até o posto. Agora já resolvemos esta questão”, disse Cinthia. O construtor Luís Soares estava se deslocando entre um trabalho e outro quando foi abordado pela equipe da prefeitura e fez uma pausa para se vacinar. “É muito difícil parar para ir até o posto, estou sempre trabalhando muito e não tenho tempo. Essa iniciativa facilita a vida de muita gente”, finalizou.

A vacinação contra febre amarela é realizada em 14 postos de saúde: Central, Ponta Negra, Espraiado, Ubatiba, Bambuí, Guaratiba, Marinelândia, Ponta Grossa, São José I e II, Itaipuaçu – Jardim Atlântico, Recanto e Santa Rita – e Retiro. A partir de terça-feira, as vacinas também estarão disponíveis em mais três unidades: Mumbuca, Barra de Maricá e Bairro da Amizade. Não há distribuição de senhas e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo