Notícias de MaricáNotícias do BrasilSegurança

Marcelo Delaroli defende blindagem de viaturas policiais

Relator do Projeto de Lei nº 8.146/2014, deputado federal propõe que seja priorizado, inicialmente, o vidro frontal do veículos

Relator do Projeto de Lei nº 8.146/2014 na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, o deputado federal Marcelo Delaroli (PR-RJ) deu parecer favorável à proposta da deputada Keiko Ota (PSB-SP), que determina a blindagem balística de viaturas para assegurar a proteção dos ocupantes.

Em seu parecer, Marcelo Delaroli afirma que o Brasil possui um dos mais elevados índices de vitimização policial do mundo. Segundo o relator, a blindagem permitirá melhor condição de segurança de trabalho aos agentes de segurança pública, observando que os atuais equipamentos das viaturas não são suficientes para conferir segurança e eficiência.

“Precisamos de medidas efetivas para reduzir essa triste estatística brasileira. A blindagem das viaturas é uma das soluções para oferecer mais segurança aos policiais. Sabemos da situação econômica que o país atravessa, os desafios de estados e municípios para manutenção de políticas públicas eficientes, mas não podemos ficar inertes. É possível iniciar em etapas, por isso o meu parecer é favorável, e que a blindagem priorize inicialmente o vidro frontal das viaturas”, explica Marcelo Delaroli.

O deputado destaca ainda que a blindagem atende ao que foi discutido no 9º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado na cidade do Rio de Janeiro, em 2015. Na ocasião, foi apresentada pesquisa em que policiais militares, policiais civis, guardas municipais, bombeiros, policiais federais e rodoviários federais apresentaram fatores de insegurança na atuação profissional. A falta de equipamentos pessoais de proteção foi apontada por 54,5% dos agentes de segurança pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo