Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura demole construções irregulares em Bambuí

Uma ação conjunta das secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente e de Obras retirou nesta sexta-feira (02/06) construções irregulares em um trecho da Avenida do Contorno, às margens da lagoa de Bambuí. A equipe, que teve o apoio da Guarda Ambiental e chegou ao local a partir de denúncias, utilizou uma máquina retroescavadeira para desenterrar alicerces e fundações e também demolir paredes erguidas em um dos terrenos, que ficam dentro da faixa marginal de proteção da orla. Esta é parte de uma série de ações que serão conduzidas pela nova comissão de fiscalização de obras irregulares, que terá integrantes de diferentes secretarias e deverá ser instalada ainda este mês.

Nenhum dos imóveis alvo da fiscalização tinha cadastro na Prefeitura. Os proprietários foram procurados. Construções novas não serão permitidas e os donos dos imóveis mais antigos serão chamados para que seja feita uma avaliação. A Prefeitura recomenda que antes de comprar imóveis na cidade as pessoas consultem a administração municipal para saber a situação do terreno.

Foram identificados pelo menos três outros crimes ambientais em apenas uma das obras. Houve desmatamento, queima irregular de vegetação e manejo ilegal de aterro usado nas fundações, além do avanço sobre a faixa marginal.

Um morador da região há mais de 30 anos, que não quis se identificar, revelou que boa parte dos donos dos imóveis à beira da lagoa não é de Maricá e reside em municípios como Rio de Janeiro e Itaboraí. Ele disse ainda que as casas foram sendo erguidas porque não havia fiscalização. “Há uns dez anos, ninguém fiscalizava nada por aqui. Agora é que a gente vê a prefeitura vindo. Tem que fiscalizar mesmo”, disse o morador.

Além das margens de lagoas e rios, a nova comissão vai fiscalizar e reprimir construções em encostas e áreas públicas, construções sem licença de obra e lotes sem escritura, entre outras irregularidades. Quem quiser denunciar uma obra ilegal pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal. O telefone para contato é (21) 3731-1467. Um canal no aplicativo WhatsApp vai permitir o envio de mensagens ao setor pelo número (21) 96675-3078. O atendimento da Ouvidoria acontece de segunda à sexta-feira, de 9h às 17h.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Boa solução para coibir quadrilhas que se especializaram em invasão de terrenos abandonados, para posterior venda. Os terrenos são invadidos, cercados (alguns até limpam e pagam IPTU – para ganhar o falso título de “proprietário”). depois esses mesmos terrenos são anunciados no OLX. basta ver os anuncios sobre terrenos na faixa de 18 mil a 40 mil, principalmente Itaipuaçu. são vários anunciantes, vários terrenos invadidos, vários celulares e vários nomes estranhos. Não usam o nome verdadeiro. os terrenos são vendidos a preço muito baixo e rapidamente, atraindo um público de compradores de péssimo nível para nossa cidade. Isso tem que acabar. a obra irregular tem que ser coibida com veemencia. concorrência desleal com construtores que trabalham corretamente. parabens à prefeitura

  2. Boa tarde.
    Conheci Bambuí, e me encantei pelo lugar. Tenho muito interesse em comprar um terreno no local e construir uma pequena casa, para passar finais de semana com minha família.
    Tenho me preocupado bastante com os anúncios “posse”, todos dizem que os terrenos eram de uma companhia que faliu, como posso fazer para comprar um terreno legalizado naquela região? Onde tenho que ir, para verificar as veracidades do imóvel?
    Obrigado!

Botão Voltar ao topo