Notícias de MaricáPolítica

Regulamentação do Uber pode virar tema de audiência pública na Câmara de Vereadores de Maricá

Além de aprovar o reajuste salarial para os Guardas Municipais de Maricá, os vereadores também aprovaram outros projetos importantes na sessão ordinária desta quarta-feira (07/06) que institui como Monumento Natural o Morro da Peça, em Itaipuaçu. A proposta, de autoria de Felipe Auni (PSD), foi aprovada em segundo turno. A criação da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência também foi aprovado pelos parlamentares.

Os vereadores também discutiriam o serviço de transporte Uber na cidade. Alguns vereadores questionaram a segurança e demonstraram insatisfação com a utilização do aplicativo em Maricá, sob alegação de prejuízos dos taxistas. A realização de audiência pública para discutir o serviço e os impactos negativos para a economia local foi proposta durante a sessão.

“O Uber pode ser importante, mas que eles paguem as mesmas taxas. O taxista paga, no mínimo, R$ 800 para se regularizar. Tem que haver regulamentação. Soube que em São Gonçalo proibiram o Uber. Daqui a pouco, eles vão vir para cá”, disse o vereador Marcus Bambam (PV).

Rony Peterson (PR) e Ismael Breve (DEM) apoiaram o colega. “Os taxistas reclamam muito de uma série de documentos que pedem. E eles são um grande divulgador do turismo na nossa cidade. Precisamos conversar para desonerar esses taxistas que são massacrados com tantos documentos”, disse Breve.

O presidente da Casa, Aldair de Linda (PT), destacou a importância de analisar a segurança nesse tipo de serviço. “Quem chama o Uber não tem nenhuma segurança. O Uber não tem fiscalização. Você não sabe quem está levando sua família. Eu concordo que devemos realizar uma audiência pública”, disse.

Grande Expediente – Rony Peterson (PR) subiu à tribuna para comentar as obras que estão sendo feitas no bairro Marine, como iluminação da orla e a dragagem do canal. Ele ainda explicou que está sendo fomentado um projeto de esporte e lazer para a região. Rony ainda anunciou que o serviço do Hemorio chegará na cidade no dia 15 de julho para coletar 150 bolsas de sangue de doadores. O parlamentar aproveitou para comentar das deficiências na RJ-106.

“Encaminhei dois ofícios ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Um sobre o desnível ali em frente ao posto Shell, em São José. Já tivemos mortes ali. O ofício era para pedir autorização para que a prefeitura possa fazer. Eles permitiram. Conversei com o prefeito e isso será solucionado.”, comento Rony.

O vereador Marcinho da Construção (DEM) aproveitou a tribuna para sugerir a implantação de hortas hidropônicas em pequenas escolas. “Ela será de grande importância e entendo que as crianças terão muito mais facilidade ao consumir alimentos que elas mesmas produzem, além de consumirem alimentos mais saudáveis. Para outros colégios, sugiro hortas lineares”, disse.

O vereador Frank Costa (SDD) comentou que participou do lançamento da horta comunitária no bairro Manu Manuela. “Segunda-feira participei desse lançamento. Fiquei muito feliz em saber e ver o lançamento da horta onde um projeto de parceria entre a Cooperar e a Prefeitura onde vamos poder levar, em 30 dias, alguns pés de alface para as escolas, comemorou”.

Os parlamentares também aproveitaram para agradecer o atendimento às indicações feitas ao Executivo. “Quero agradecer o Poder Executivo por algumas indicações feitas por mim terem sido atendidas. Em Ubatiba, existia uma rua que não tinha nada. Os moradores tinham feito um abaixo assinado. A rua inundava e as casas ficavam cheia. Quero agradecer pelo manilhamento e asfalto”, disse Ismael Breve.

Marcus Bambam sugeriu melhorias para os pescadores da Lagoa de Araçatiba. Ele pediu que seja montada uma estrutura para facilitar o trabalho dos profissionais. Bambam também comentou sobre uma matéria divulgada em um jornal da cidade que teria confundido os pescadores da região com pessoas em situação de rua. “Vinha conversando com Fabiano (prefeito) não só para Araçatiba, mas para toda a orla da lagoa. Para fazer ali uma estrutura para que eles possam usufruir de forma mais higiênica e apresentável. E aceitar o cartão Mumbuca como se fosse o caminhão de peixe”, solicitou.

Segurança – O vereador Felipe Paiva (PCdoB) comentou sobre a reativação da cabine da Polícia Militar na Rua 83, em Itaipuaçu. Ele reforçou a importância do policiamento no local, visto que muitos criminosos utilizam a via como rota de fuga.

“A cabine da 83 foi reaberta. Estive presente lá com o capitão Barreto. Sempre lutei pela reabertura já que é um local estratégico. Ali tem passagem para a Restinga. Bandidos tem essa estrada como rota de fuga. Sábado tive a oportunidade de falar com o coronel Rocha e reforçar o pedido da cabine que aconteceu”, disse Paiva.

Corpo de Bombeiros – O vereador Ricardinho Netuno (PEN) salientou a necessidade de melhorar as condições de trabalho dos guarda-vidas que trabalham na cidade. Ele pediu investimentos na construção de cabines para alocar esses trabalhadores.

“Fiz uma indicação pedindo a criação de postos de salvamento. Temos uma orla grande e um efetivo pequeno. Vários municípios avançaram nesse sentido. Vi na Rua 1 os bombeiros construindo um posto para do alto ter uma visão melhor da orla. Fiz uma pesquisa e quero entregar ao líder do Governo um projeto de posto de salvamento. O custo médio gira em torno de R$ 7 mil”, disse Netuno.

Aldair de Linda (PT) também informou que tem acompanhado o trabalho dos bombeiros e informou que serão construídos postos de salvamento adequados aos trabalhadores.
“”Esses postos já fazem parte do plano de governo. Já está firmado convênio que deve iniciar no início desse mês. Já foram licitadas e vão começar a construção em 1º de julho. Quero aproveitar para parabenizar a equipe do Samu que hoje fez um parto dentro da agência da Caixa Econômica”, disse o presidente da Câmara.

Moções – Foram aprovadas duas moções. A primeira, do vereador Robgol (PT) homenageia o Subtenente da Polícia Militar, Carlos Alberto dos Anjos; o 2º Sargento, Marcelo Nascimento Marcos; o 3º sargento, Marcos Elizeu da Costa; a diretora da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, Simone Reis e a diretora da Escola Trenzinho da Esperança, Shirlene Estrela.

A segunda moção de autoria de Marcus Bambam (PV) será concedida ao novo delegado da 82ªDP, Carlos Henrique Pereira Machado, e ao médico Joel Milera, lotado no posto de saúde de Chácaras de Inoã.

Convites – Foram lidos dois convites pela secretaria da Mesa Diretora. O primeiro, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca é para atividade do projeto “Lagoa limpa, Mar de Peixe”, que acontecerá no dia 30 de junho, às 9h, na Lagoa do Jacaroá.

Já o segundo, é um convite da Secretaria de Turismo para o Encontro de Secretários Municipais e Dirigentes do Turismo para debater estratégias, ações e projetos em prol do desenvolvimento do turismo em Maricá, no dia 12 de junho, às 14h, no Centro de Esportes Unificados (CEU).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo