Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura estuda um convênio com a UFF com o objetivo de realizar a castração de animais

A preocupação com o crescimento da população de animais de rua e a construção de um hospital veterinário na cidade foram temas de uma reunião entre o prefeito Fabiano Horta, a diretora da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), Leila Gatti, e professores da instituição, na tarde desta terça-feira (27/06), no Paço Municipal.
A Prefeitura estuda a viabilização de um convênio com a Universidade para realizar a castração de animais, uma consultoria para a construção do hospital municipal e a própria UFF tem interesse em ampliar seu campus construindo um Hospital Veterinário para animais de grande porte em Maricá, que seria utilizado pelos estudantes. O convênio também incluiria campanhas, palestras, censo para constatar o número de animais em situação de abandono, além da atualização dos veterinários da rede municipal.
“Ainda é grande a população de animais de rua na cidade, por isso precisamos dar respostas imediatas. Até acho que era mais frequente o abandono, mas o fato é que a proliferação é grande”, avaliou o prefeito. “Vamos resolver as questões burocráticas para formalizar o convênio e iniciar, no primeiro momento, a castração, que não será somente para animais de rua mas também para aquelas pessoas que têm um animal, mas não a condição de arcar com a cirurgia. Vamos contar com a expertise da UFF nesse processo”, afirmou o prefeito.
Também participaram da reunião o secretário de Administração, Márcio Leite; o professor de cirurgia, João Marcelo Silveira; o professor de clínica médica de cirurgia de grandes animais, Daniel Lessa; e o professor de reprodução animal, Carlos Vasconcelos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo