Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Prefeitura realiza multivacinação no sábado

A Secretaria de Saúde realizará no próximo sábado (01/07), uma campanha de multivacinação para toda a família – do bebê ao idoso -, respeitando-se a faixa etária e as recomendações do Ministério da Saúde. Segundo a coordenadora de Imunização, Núbia Brum, é importante que além de levar os filhos, os pais apresentem suas cadernetas de vacinação. “Aproveitaremos o momento para avaliar as vacinas aplicadas e as que estão em atraso, além de administrar a segunda dose de HPV daqueles que estão em falta. Apenas a vacina pentavalente para crianças de 2, 4 e 6 meses não poderá ser administrada. Ela está em falta e deve chegar apenas no segundo semestre”, explicou.

Este ano, o Ministério da Saúde ampliou duas vacinas: contra o HPV, que protege contra o câncer de colo de útero, de pênis, de orofaringe (parte mediana da faringe, entre a boca e a rinofaringe), ânus e verrugas genitais e normalmente é administrada em duas doses com o intervalo de seis meses em meninas de 9 a 14 anos, que passa a ser aplicada em meninos de 11 a 14 anos. E a vacina conjugada contra o meningococo C, comprovadamente eficaz contra doenças deste sorogrupo, oferecida para menores de 5 anos, que também passa a ser disponibilizada para meninos e meninas de 12 e 13 anos.

Além destas, estarão disponíveis as vacinas contra: Hepatite B, Hepatite A, Tetraviral, Pólio intramuscular e oral, rotavírus, DTP, DTPA (gestante), Pneumo 10, tríplice viral, antitetânica e febre amarela. Todas as unidades estarão funcionando. São elas: PSFs Espraiado, Ubatiba, Bambuí, Marinelândia (Cordeirinho), Ponta Negra, Guaratiba, Barra de Maricá, Bairro da Amizade, Mumbuca, Retiro, Ponta Grossa, São Jose 1, Santa Paula, Inoã 1, Chácara de Inoã, Recanto, Santa Rita, Posto de Saúde Central, São Jose 2, Inoã, Jardim Atlântico (Itaipuaçu) e Ponta Negra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo