Notícias de Maricá

Estudantes de Maricá participam da Olimpíada de História do Brasil

No dia 18 de agosto, três alunas e um professor embarcam para Campinas (SP) em busca de um sonho: vencer a Olimpíada Nacional de História do Brasil. A equipe Águila da Escola Municipal João Monteiro (Itaipuaçu) é uma das seis finalistas da competição e viaja para participar da grande final em Campinas.

A olimpíada, realizada pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é disputada por equipes compostas por quatro pessoas: três estudantes (oitavo e nono anos do Ensino Fundamental e qualquer ano do Ensino Médio) e o professor de história da escola. A competição acontecerá no dia 19/08 e o resultado será no mesmo dia. A EM João Monteiro inscreveu sete equipes e a Águila chegou à final com outras 307 equipes, apenas três delas do Rio de Janeiro.

A equipe é composta pelas alunas do nono ano, Maria Eduarda Ferreira, 14 anos, Maiara Almeida Rodrigues, 14 anos, e Clara Barreto Pacheco Valentim, de 15 anos, e passou por cinco fases de uma competição que iniciou em maio com 12 mil equipes inscritas. Paula Crisciolo e Talles Rezende são os professores responsáveis por preparar essas meninas para participar do campeonato.

“É importante ressaltar que todos são vencedores e parabenizar as equipes que participaram nessa trajetória, e dizer que é um orgulho muito grande em poder representar a nossa escola, com nossas alunas do João Monteiro. E dizer que cada esforço valeu a pena para chegarmos até aqui e mostrarmos que com dedicação podemos ir longe”, destacou Talles, professor de História da unidade escolar. Com muita emoção e ansiedade, é assim que Maiara de Almeida fala da participação na Olimpíada.

“Nossa expectativa é fazermos um excelente trabalho e demostrarmos sobre o que aprendemos junto ao nosso professor em sala de aula. Apesar da escola ser pouca conhecida, temos uma educação de ótima qualidade e estamos esperançosas com mais essa conquista e sem falar das novas experiências que teremos na Olimpíadas”, destacou a aluna.

“É importante ressaltar que essa é uma conquista coletiva. Recebemos um grande incentivo da Prefeitura para participar desses desafios e uma garra enorme dos nossos professores e alunos. Agradeço imensamente a cada uma dessas pessoas que estão honrando o nome do João Monteiro”, destacou Ana Paula Altoé, diretora da escola. “Estamos muito orgulhos em ter escolas da nossa rede se destacando nacionalmente e internacionalmente em competições, seja no esporte ou no pedagógico. Nossos alunos estão escrevendo o nome na história dessa cidade e o município está escrevendo história na vida desses alunos”, frisou a secretária de Educação, Adriana Luiza.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo