Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Campanha de multivacinação fará atualização de cadernetas de crianças e adolescentes até dia 22/09

Foi iniciada nesta segunda-feira (11/09) a campanha nacional de vacinação para a atualização da caderneta de vacinação para crianças e adolescentes. A campanha vai até o dia 22/09, com dia D no sábado, 16/09, de 8h às 17h. Todas as unidades de Saúde municipais estarão funcionando e oferecendo as vacinas pentavalente, hepatite b, rotavírus, polio oral, polio intra muscular, hepatite a, varicela, meningite C, pneumo 10, dtp, dt, dTpa (gestante), febre amarela e HPV. O objetivo é verificar se as crianças e os adolescentes estão com a caderneta de vacinação atualizada. Caso esteja faltando alguma vacina, será feita a aplicação na hora.

Participam da vacinação as unidades de Saúde da Família do Bairro da Amizade, Barra, Guaratiba, Marinelândia, Bambuí, Espraiado, Ubatiba, Retiro, Mumbuca, Ponta Prossa, São José 1, Santa Paula, Inoã 1, Chácara de Inoã, Santa Rita, Jardim Atlântico e Recanto, além dos Postos de Saúde Central, São José 2, Inoã, Ponta Negra e Itaipuaçu. Todas as unidades também estarão abertas no sábado, 16/09, de 8h às 17h, para a campanha. As equipes de Saúde que atuam nos residenciais Carlos Marighella (Itaipuaçu) e Carlos Alberto Soares de Freitas (Inoã), participarão no dia 16/09, porém em horário diferente, das 9 h às 15h, com todas as vacinas previstas no calendário.

A campanha é voltada para menores de 15 anos, mas adultos e idosos que precisem de alguma vacina devem aproveitar o momento para se vacinar também, lembrando que para a vacina de febre amarela o idoso deve apresentar a declaração do médico autorizando a aplicação. As vacinas serão administradas conforme a faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde. Pessoas de 15 a 26 anos já podem receber a vacina Hpv quadrivalente, em qualquer unidade do município. O Ministério da Saúde liberou a vacina para esta faixa etária em três doses e as que serão utilizadas são as que tem vencimento até fevereiro de 2018. Acabando esse lote, a imunização continuará sendo feita em menores de 15 anos, no esquema de 2 doses conforme recomendado.

A Secretaria de Saúde pede aos pais e responsáveis que acompanhem os filhos à Unidade de Saúde mais próxima da residência e que levem a caderneta de vacinação para que seja avaliada a necessidade de receber alguma vacina. É importante lembrar que a criança e o adolescente com vacinas em dia estará protegido contra várias doenças, como meningites, pneumonias, varicela e outras doenças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo