Notícias de Maricá

Maricá: Educação inaugura mais uma sala de recursos

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, inaugurou na manhã desta segunda-feira (18/09) mais uma sala de recursos multifuncionais em Maricá. Dessa vez os beneficiados foram os moradores do Bairro de Cajueiros e adjacências. Cinquenta pessoas participaram da cerimônia de abertura da sala de recursos da E.M. Oswaldo de Lima Rodrigues que atenderá não só alunos com deficiência da própria escola, como também alunos das escolas Prof. Ataliba de M. Domingues, Casa da Criança de Inoã, Caic Municipal Elomir Silva e Prof. Darcy Ribeiro, anteriormente atendidos na sala de recursos da E.M. Marquês de Maricá. Com a inauguração do novo espaço o município passa a contar com 22 salas de recursos.

As salas de recursos são espaços que possuem equipamentos, materiais pedagógicos, didáticos e mobiliário adequados para o atendimento educacional especializado. Entre as funções está a de proporcionar condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, matriculados na rede pública. O aluno com deficiência é atendido na sala de recursos sempre no contra turno e a quantidade de vezes costuma variar de acordo com cada necessidade. “Realizamos um plano de Atendimento Educacional Especializado que define qual a necessidade do aluno, ele pode ser atendido na sala de recursos duas ou três vezes por semana, vai depender da necessidade de cada um”, frisa Helen Silvia Ribeiro, coordenadora de Diversidade e Educação Inclusiva da secretaria.

“É muito gratificante termos uma sala dessas dentro da escola, pois o atendimento fica mais eficaz com a aproximação da família e o aluno, pois muitos não podiam participar devido à distância. Quero parabenizar a todos que estão sempre dispostos a ajudar nossas crianças em sua evolução”, destacou Robson Oliveira, pai de Henrique Oliveira, que tem Déficit de Atenção e é aluno do 3° ano do ensino fundamental da E.M. Oswaldo Lima.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo