Notícias de Maricá

Maricá: Mirante do Vale de São Francisco é a trilha deste domingo do Circuito Ecológico

O mirante do Vale de São Francisco, no Espraiado, com cerca de 600 metros de altitude, é a trilha do próximo domingo (01/10) do Circuito Ecológico de Maricá. O passeio é gratuito e não recomendado para quem possui problemas cardíacos. A trilha é de nível médio e dura cerca de três horas (ida e volta). Excepcionalmente, as inscrições podem ser feitas apenas pelo telefone: (21) 3731-4912.

O ponto de encontro será em frente ao Sítio do Riacho – Espraiado (sai um ônibus da Rodoviária de Maricá ás 8:50h), às 9h30. A orientação da secretaria é que os participantes usem roupas leves e calçado apropriado, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar, chapéu e repelente.

A trilha vai subir o Vale São Francisco, através do REVIS – Refúgio da Vida Silvestre, até o seu cume, passando por córregos e riachos que cortam esse lugar de beleza singular. No alto do mirante os participantes terão uma vista privilegiada das serras e de espécies da Mata Atlântica. Na volta, os participantes poderão curtir as delícias do Projeto “Espraiado de Portas Abertas” cujo o tema gastronômico é “Galinha caipira”.

Um dos objetivos da Secretaria de Cidade Sustentável é estimular, através do projeto, atividades que utilizem os recursos naturais de maneira adequada pelas comunidades nas Unidades de Conservação.

Desde 2013, o Circuito Ecológico realiza semanalmente caminhadas gratuitas em trilhas ecológicas da cidade com guias da Prefeitura. Já foram promovidos passeios em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, “Caminho de Darwin” e Pedra de Itaocaia); Pedra do Silvado; Cachoeira do Espraiado; Retiro (Serra do Camburi); travessia Silvado-Espraiado; Mirante do Caju, na região central; Praia da Sacristia, entre Ponta Negra e Jaconé; Grutas do Spar, em Inoã, entre outros pontos turísticos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo