Notícias de Maricá

Projeto Novos Pesquisadores estimula pesquisas sobre Maricá

Terminaram nesta segunda-feira (09/10) as inscrições para o prêmio Novos Pesquisadores da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações que envolve estudantes da educação básica no campo da pesquisa científica, através da produção de artigos científicos. O prêmio é aberto a alunos das redes de ensino pública e privada do município divididos em duas categorias onde estudantes e professores-orientadores serão premiados com notebook. O lançamento oficial ocorreu na última sexta-feira (06) no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).

A solenidade teve a participação de diretores de escolas e alunos, além de professores e pesquisadores da cidade. Um deles foi o geógrafo Marcos Freitas, professor do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da UFRJ, que foi morador de Maricá nos anos 1990. “É bacana ver o governo investindo em pesquisa nesta cidade que vislumbra o crescimento através do petróleo, pois no futuro será fundamental a capacidade técnica de usufruir do mineral. Uma ideia nova pode valer muito neste momento”, ressaltou Freitas.

Hélton Rodrigues, doutor em Química peça UFRJ e pela Universidade de Coimbra, em Portugal, também participou do lançamento junto à doutora em Oceanografria pela UERJ, Cássia de Oliveira Farias, que foi aluna do C.E.M. Joana Benedicta Rangel, no Centro. “Maricá tem sido muito citada no meio acadêmico e que é fundamental essa iniciativa. Eu sou fruto da base que tive em Maricá”, disse ela. Para o subsecretário Marcos de Dios, o prêmio também ajuda a fomentar a pesquisa com apoio público.

A secretária de Educação, Adriana Costa, acredita que o prêmio como uma oportunidade única para os estudantes. “Os estudantes terão a chance de nos provocar. Então, nos provoquem! Saiam de dentro da escola e pesquisem sobre a sua cidade”, incentivou ela. Sérgio Mesquita apontou os frutos que poderão vir da iniciativa: “Podemos melhorar a condição de vida dos moradores, pensando novas soluções”, acredita o secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações. Também participaram da abertura o vice-prefeito Marcos Ribeiro, a secretária de Habitação e Assentamentos Humanos, Rita Rocha, e também Felipe Prima, diretor de uma das escolas privadas participantes.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. IMAGINEM O CUSTO PARA SUSTENTAR TODAS SECRETARIAS DENTRO DO MUNICÍPIO DE MARICÁ.
    MUITO INVESTIMENTO NO PAPEL .
    MUITO BLA BLA BLA É A POPULAÇÃO COM PÉ NO CHÃO E PIOR ESGOTO A CÉU ABERTO.
    QUEM SE BENEFICIA COM ESTES ABSURDOS DENTRO DE UM MUNICÍPIO QUE SE QUER NÃO TEM ÁGUA PARA BEBER E ESGOTO A CÉU ABERTO.
    FINGEM NÃO ENTENDER .
    Uma população sem participação, e sem cobrança com o bom trato do dinheiro público.(SEU DINHEIRO NO RALO)
    Quem não participa PAGA A CONTA e pior corre risco com a saúde,sem água tratada,sem tratamento de esgoto e totalmente abandonado pelos governantes,
    PORQUE :
    QUEM CALA CONSENTI.
    TODOS ESSES ABSURDOS QUE VOCÊ VÊ DENTRO DE MARICÁ, E ABUSOS COMETIDOS PELOS POLÍTICOS,QUE SÃO REPRESENTADOS POR VOCÊ (PELO SEU VOTO) ,SÃO CRIADOS POR VOCÊ, QUE NÃO PARTICIPA E NÃO COBRA.
    TODA CAUSA TEM EFEITO. (RETORNO)

Botão Voltar ao topo