EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá: Colégio Estadual Elisiário Matta terá ensino médio profissionalizante em 2018

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), ampliará o número de escolas em tempo integral. A partir de 2018, mais 45 unidades de ensino – sendo 17 CIEPs – instaladas em 33 municípios, passarão a ofertar esse modelo, saltando das 188 atuais para 233. Além da carga horária aumentada em Português, Matemática e Inglês, os alunos terão Ensino Profissionalizante em Empreendedorismo, com foco no mercado profissional. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 18.

Parte da iniciativa será por meio do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC), enquanto outra parcela das escolas receberá recursos do Governo do Estado. As unidades de ensino contempladas são dos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Maricá, (Região Metropolitana); Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Seropédica, Queimados, Paracambi, Magé (Baixada Fluminense); Araruama, Iguaba Grande, Cabo Frio, Tanguá (Região dos Lagos); Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Fidélis, Macaé (Região Norte); Miracema, Itaperuna, Porciúncula (Região Noroeste); Barra Mansa, Volta Redonda, Itatiaia, Piraí (Região do Médio Paraíba); Mendes, Miguel Pereira, Três Rios, Paty dos Alferes (Região Centro-Sul), Carmo, São Sebastião do Alto (Região Serrana); Angra dos Reis e Paraty (Região da Costa Verde). Em Maricá, a unidade de ensino contemplada é o Colégio Estadual Elisiário Matta, no Centro.

O secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, esclarece que essas escolas apresentarão um modelo de educação alinhado à proposta do novo Ensino Médio e, também, na formação profissional dos estudantes.

– Os alunos que estudam em unidades em tempo integral ficam mais tempo na escola intensificando seus estudos e realizando diversas atividades pedagógicas, o que melhora seu desempenho. Além disso, os estudantes formados em Empreendedorismo poderão ter diversas oportunidades no mercado de trabalho e, inclusive, montar seus próprios negócios, ajudar suas famílias, entre outras possibilidades – ressalta Victer.

Atualmente, a Secretaria de Estado de Educação conta com 93 escolas que funcionam em horário integral, contemplando Ensino Médio Integrado à Educação Profissional; Ensino Médio Intercultural; Ensino Médio Inovador; Ensino Médio com Ênfase em Empreendedorismo Aplicado ao Mundo do Trabalho, além de 95 unidades de ensino que ofertam Curso Normal (Formação de Professores).

MATRÍCULAS

As matrículas estarão abertas no dia 31 de outubro. As inscrições deverão ser feitas por meio do link na página da Seeduc no Facebook (www.facebook.com/SeeducRJ) ou pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo