Notícias de Maricá

Maricá: Prefeito sanciona lei que permite instalação de botões de socorro em ônibus

Maricá mais uma vez deu um novo passo rumo a uma cidade mais segura. O prefeito Fabiano Horta sancionou lei do vereador Ricardinho Netuno (PEN), que dispõe sobre a instalação de botões de socorro nos ônibus do sistema municipal de transporte coletivo. Com isso, as empresas de ônibus que tenham concessão de transporte de passageiros sediadas na cidade ou que prestem serviços de transporte municipal serão obrigadas a instalarem “Botão de Socorro” ou outro dispositivo de alerta de crimes nos veículos de transporte de passageiros (ônibus e similares).

Após acionado, deverá constar no painel exterior a mensagem “Socorro Assalto – Ligue 190”. O sistema poderá ser acionado de quatro maneiras diferentes: pelo cobrador, pelo motorista, pelos passageiros ou pelas câmeras. Na porta de entrada dos ônibus será afixado o seguinte aviso: “Este veículo possui alerta visual de assalto, que é acionado independente de qualquer ação”.

O autor da lei, vereador Ricardinho Netuno, contou que se reuniu com o presidente da Viação Nossa Senhora do Amparo, Francisco Caetano, para discutir o projeto de lei.

“Levei para que ele veja o projeto do Botão de Socorro, que busca implementar um dispositivo, de escolha de um especialista, que avise no letreiro do ônibus sobre roubo em andamento. Com toda a sua experiência no setor rodoviário, Francisco disse ser favorável ao projeto de lei. Ele apoiou a medida e informou que a empresa está sempre em busca de ações que contribuam para a segurança dos passageiros. Diversos casos de assalto têm assustado os passageiros”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo