Notícias de Maricá

Maricá no combate à violência doméstica

Foi sancionada lei que institui a Campanha de Conscientização ostensiva da valorização, prevenção e enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres. A lei de autoria do vereador Marcinho da Construção prevê a criação de um grupo intersetorial com a participação de voluntários que viabilizará a promoção de atividades didáticas, informativas, de orientação e conscientização sobre os direitos das mulheres. O objetivo da campanha é combater e prevenir a violência familiar.

A ideia é desenvolver campanhas informativas e educativas que envolvam a valorização das mulheres, discussões e debates sobre violência doméstica, além de coibir esses tipos de crime. Segundo Marcinho da Construção, é preciso discutir meios de inibir esses crimes.

“Temos inúmeros casos de mulheres que são vítimas frequentemente de violência em nossa cidade. Mulheres que sofrem caladas por falta de coragem, por medo. Precisamos criar mecanismos para diminuir crimes contra a mulher. É preciso discutir políticas públicas para a solução do problema”, disse Marcinho.

Estatística – Eventualmente o Instituto de Segurança Pública (ISP) divulga dados relativos à violência contra a mulher. Na área de Niterói e Maricá, seis mulheres foram assassinadas somente no ano passado. O estudo apontou que maior parte dos crimes de tentativa de homicídio partem dos ex-companheiros. No ano passado 26 mulheres na região atendida pelo 12º BPM (Niterói) foram vítimas de tentativa de homicídio. Os números são assustadores, cerca de duas mil mulheres sofreram agressões físicas em Niterói e Maricá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo