Notícias de MaricáObras

Barra de Maricá ganhará novo calçadão, ciclovia e orla revitalizada

Uma série de obras de melhorias na Barra de Maricá vão transformar a região e algumas intervenções devem ser concluídas ainda em 2017. Além do calçadão da Avenida João Saldanha e da rotatória na junção com a Avenida Prefeito Ivan Mundim, as mudanças incluem macrodrenagem, urbanização e contenção contra ressacas na orla da praia.

O secretário de Obras, Renato Machado, visitou as intervenções no bairro na terça-feira (14/11), e acompanhou o andamento dos trabalhos na obra de enrocamento, que é a construção de um muro de contenção feito com brita, com quatro metros de profundidade. Segundo o secretário, o intuito é impedir que futuras ressacas do mar atinjam as ruas e as casas na beira da praia. A orla vem sendo revitalizada com melhoras na pavimentação, drenagem e colocação de meio fio.

Outra grande e importante intervenção é a execução da macrodrenagem que vem sendo feita entre as ruas 10 e 11, também próximo à orla. Homens e máquinas estão nivelando o trecho da Avenida Lirotânea, que antes tinham uma altura irregular. No solo está sendo colocada a pedra chamada de ‘rachão’, que ajuda a filtrar e facilita a drenagem da água das chuvas para dentro da terra e impede possíveis alagamentos. Após esta intervenção, será feita a pavimentação de toda a extensão da Avenida Litorânea, entre as ruas Um e João Frejat (antiga 13). Todas deverão ser concluídas até dezembro.

Calçadão da Barra será cartão postal do bairro

A construção do calçadão na Avenida João Saldanha avança. A parte já estruturada entre as ruas Zero e Um recebeu concreto e entrou na fase de acabamentos. No local, que receberá intervenções de paisagismo, também está sendo construída uma grande ciclovia.

No mesmo trecho já foram instalados cinco dos 50 postes de luz com quatro luminárias cada um, que ficarão espalhados no 1,5 quilômetro de extensão da via. Haverá ainda 48 canteiros arborizados (chamados ‘poços de visita’), plantação de árvores e uma pequena encosta gramada ao lado da ciclovia. A previsão de término da obra é em Abril de 2018.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo