Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Secretaria de Saúde atende sugestão de vereador e cria o “Programa Saúde do Negro”

A secretária de Saúde, Simone Costa, atenderá a partir do dia 1° de dezembro uma importante indicação do vereador e presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT). O parlamentar sugeriu a criação do Programa Saúde do Negro que consiste em priorizar a atenção entendida como ações e serviços priorizados em razão de situações de risco a essa parcela da população. Vendo a importância do projeto a secretária atendeu o pedido do vereador. O programa consiste na capacitação de profissionais da saúde no hospital, UPA e postos de saúde da família. Serão feitas palestras com esses profissionais e com os pacientes.

Estudos apontaram que diversas doenças são prevalentes para a população negra, como: Anemia falciforme, Diabetes (tipo II) Hipertensão arterial, Miomas, Glaucoma e Síndromes hipertensivas na gravidez. A ideia é inibir a contaminação dessas doenças em negros, principalmente porque fazem parte do público comum.

“Acho de suma importância o município investir na saúde e cuidar da saúde do negro também deve ser uma prioridade. Há certas doenças que acometem especificamente quem tem a pele negra e é importante criar mecanismos para cuidar de pessoas negras. Fiquei feliz com mais uma sugestão atendida”, explicou Aldair de Linda.

De acordo com Fernanda Martins, Gerente do Programa de Políticas das Pessoas Negras e Assistência à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes serão instruídos a partir de janeiro para que entendam que cuidados devem ser tomados.

“Vamos focar na coleta de dados e a partir do dia primeiro vamos capacitar nossos profissionais. Esse trabalho vai se estender por todo mês. Depois disso, vamos instruir a população para que ela seja encaminhada para cada profissional médico”.

O Governo Federal já possui diretriz semelhante com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo