Notícias de Maricá

DER não reconhece novas câmeras na RJ-106

Câmeras instaladas na Rodovia RJ-106 (Amaral Peixoto), que liga São Gonçalo a Maricá, estão gerando confusão e acidentes. Os equipamentos, que até o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) desconhece a existência, foram instalados no fim da semana passada, no trecho do Arsenal, um em cada sentido da pista, próximos ao local onde antes existiam radares, que foram desativados.

Sem sinalização adequada, as câmeras já provocaram vários engavetamentos. Desavisados, motoristas se deparam com as câmeras e pisam repentinamente nos freios temendo ser multados. Quem vem atrás acaba colidindo. No trecho da estrada, as placas são antigas e sinalizam apenas para os radares que foram removidos.

Similar ao redutor de velocidade, o novo equipamento é composto por câmera e uma caixa de ferro acoplada a um poste. Vários vídeos já foram postados em redes sociais na internet para alertar sobre a instalação de “novos radares” na via, aumentando ainda mais a confusão, já que o próprio DER nega ter instalado novos equipamentos na estrada.
Assim como os motoristas, quem mora ou trabalha no local também pensa que as câmeras são radares instalados pelo DER.

“Eles colocaram no fim da semana e já no domingo teve um engavetamento entre quatro veículos, pois os carros freiam no susto de levar uma multa. Um aparelho que deve ser para proteger está dando problema”, comentou o barbeiro Aldo da Silva, de 48 anos, criticando a localização do equipamento, que foi instalado num trecho de declive.

Em direção a São Gonçalo, o equipamento foi instalado próximo a grandes comércios, como um supermercado. No local, é grande o fluxo de pedestres. Deste lado, não há nenhuma sinalização alertando para radares. Como resultado, o susto para o motorista é maior ainda.

O gerente de uma loja de ração em frente ao aparelho, Michael Leal Gomes, de 26 anos, até reconhece que um radar é necessário para diminuir a velocidade na via, que é perigosa para os pedestres. Mas não sem sinalização.

“Muita gente atravessa de um lado para o outro aqui, mas é um risco, pois não tem semáforo, nem passarela. O jeito é [atravessar] no meio dos carros, o que pode causar atropelamentos. Esse instalado, não sabemos se é um radar, se está ligado, mas as pessoas diminuem assustadas e algumas não veem. Precisamos de placas”, pede.

Responsável pela estrada, o DER-RJ informou que não fez instalação de novos radares na Rodovia RJ-106 e que aguarda a conclusão de processo licitatório para instalação de novos, ainda sem previsão. Quanto à sinalização localizada na via, as placas serão reaproveitadas para quando o novo contrato estiver em execução.

Até o fechamento desta edição não havia informações sobre a procedência dos equipamentos que estão provocando uma grande confusão no trecho do Arsenal.

Matéria: Carolina Ribeiro / O Fluminense  (foto: Evelen Gouvêia) 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo