Notícias de MaricáTrilhas de MaricáVerão

Maricá: Conheça as Grutas Marítimas de Ponta Negra

Um dos pontos mais divulgados nos últimos meses são as Grutas Marítimas de Ponta Negra, no segundo distrito de Maricá. O acesso à trilha que leva às grutas se dá do alto do morro do farol, onde há um cabo de aço que auxilia na descida do começo da trilha.

A trilha é considerada de dificuldade média e a descida pode ser feita com tranquilidade utilizando calçado que não derrape e roupas leves. Por ser bem íngreme, a atenção deve ser redobrada. Não há como errar, apenas seguir o caminho já traçado e ter cuidado para não escorregar.

O indicado é, antes de descer a trilha, verificar se o mar está calmo, momento ideal para curtir com segurança as grutas marítimas, utilizada tanto para lazer quanto para a prática de esportes como ‘stand up paddle’ e pesca submarina.
Com água calma e normalmente cristalinas (em dias de sol e mar calmo), as grutas permite banhar-se em uma piscina natural, formada pela ação das marés nas rochas.

Não arrisque se aventurar saltando das pedras caso não tenha prática e não conheça o local. Há o risco de ferimentos e o socorro pode demorar a chegar ao local.
A volta da trilha é um pouco mais complicada devido ser bastante íngreme. Vá no seu tempo e lembre-se de levar o seu lixo, pois não há coleta no local.
Como a maioria das trilhas de Maricá, não há infraestrutura de turismo, então, caso sinta a necessidade de fazer a trilha com segurança, contato a agência de turismo ecológico Defender Ecoturismo, pelo telefone (21) 97026-8899, com guias cadastrados no Ministério do Turismo. Confira também a página da Defender Ecoturismo no facebook: https://www.facebook.com/defenderecoturismo/

Trilha inicia no platô do Farol de Ponta Negra

 

 

Descida cópia
Início da descida, com auxílio de um cabo de aço. (fotos: João Henrique / Maricá Info)
caminho
Trilha desce pelo Farol de Ponta Negra. (foto: João Henrique / Maricá Info)
descida2
Quase chegando nas grutas, formações naturais nas pedras de Ponta Negra, em Maricá. (fotos: João Henrique / Maricá Info)
gruta
Água cristalina em dia de sol e mar calmo. (foto: João Henrique / Maricá Info)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo