PolicialPolítica

Intervenção Federal no RJ gera preocupação em vereadores de Maricá

A Intervenção Federal decretada na última sexta-feira (16) gerou discussão durante a primeira sessão ordinária de 2018 na Câmara Municipal de Maricá. O decreto dividiu a opinião dos vereadores da Casa Legislativa. No entanto, todos concordam com o risco de criminosos oriundos do Rio se deslocarem para Maricá. Eles acreditam que com o Exército “sufocando” a criminalidade na Capital, os índices deverão crescer na cidade.

O vereador Dr. Richard (PT) sugeriu fechamento das entradas e saídas de Maricá para inibir o acesso de meliantes, por meio de mais policiamento. Além de mais policiamento nos condomínios do Minha Casa, Minha Vida.

“Concordo com relação à deficiência do Governo, mas me gera preocupação de para onde vão esses criminosos. Acho que temos que fazer uma política de fechamento de nossas entradas porque sabemos que eles vão fugir do Rio. Precisamos ter uma política de abordagem policial. Precisamos criar barreiras para impedir que Maricá seja contaminada com maus elementos”.

O presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT), foi incisivo ao pedir mudanças imediatas no Código Penal Brasileiro editado em 1940. Ele ainda pediu a valorização do trabalho da Polícia Militar.

“O Executivo fez sua parte até onde deu. Acho covardia o policial estar com o 13º salário atrasado. O PM prende e no dia de folga tem que ir ao fórum. O policial não tem condição de manter sua família, ele trabalha estressado e no limite. Acho que essa intervenção é para ocultar a votação da Reforma da Previdência. Eles deveriam mudar o Código Penal que é arcaico. O policial prende hoje e em 30 dias o vagabundo está solto”.

Chiquinho (PP) corroborou com a ideia do presidente. Ele ainda opinou dizendo que criminosos dispõem de equipamentos melhores que os próprios policiais. “Salário atrasado, viaturas arrebentadas. Tem que dar condições. Nossos policiais fazem um bom trabalho, mas faltam condições. Hoje os bandidos estão mais bem armados que o policial militar”.

O vereador Filippe Poubel (DEM) é a favor de punições severas para criminosos. Ele ainda elogiou a qualidade do trabalho do Exército Brasileiro. “Sou a favor da Intervenção, mas quero esta com excludente de ilicitude. Tem que matar essa bandidagem e não punir os militares. Esses vagabundos tiram vidas e nada acontece”.

Ricardinho Netuno do PEN sugeriu que os militares fossem alocados nas UPPs enquanto os PMs foram redirecionados aos seus batalhões de origem. “Teria que colocar os militares nas UPPs e os policiais em seus batalhões. Notei que depois que assinamos o Proeis, a violência está aumentando em Maricá. Não vemos mais viaturas da PM nas ruas, apenas do Proeis”.

O vereador Rony Peterson (PR) acredita que a intervenção não surte efeitos significativos.

“Não consigo enxergar nessa intervenção o propósito de atuar na segurança. Espero estar enganado. Maré, Rocinha, Alemão, qual foi o efeito prático dessas intervenções? O resultado prático foi zero”.

O vereador Marcinho da Construção (DEM) apontou que já fez uma indicação sugerindo um sistema monitoramento via fibra ótica. “Chegamos a um ponto que ou temos um sistema de inteligência ou a criminalidade vai migrar para cá”.

O parlamentar Dr. Felipe Auni (PSD) pediu liberdade no trabalho da Segurança Pública no RJ.

“Temos que dar liberdade para nosso policial militar, civil, bombeiro e Exército. Eu gosto dessa frase de bandido bom é bandido morto. Não podemos seguir com esse medo. É o militar na rua mesmo”.

Fechamento do BB- Correntistas de Maricá foram surpreendidos no Carnaval com o fechamento da agência bancária do Banco do Brasil, no Centro. Além da agência, os caixas eletrônicos ficaram bloqueados para acesso da população. A ação revoltou vereadores da cidade que afirmaram que buscarão penalidades para o Banco do Brasil. Segundo os parlamentares, é inaceitável uma agência bancária fechar por dias sem aviso prévio.

“A questão da Enel e BB, só vamos resolver esse problema com multa. Temos que ir lá e multar. Temos que fazer ação com a Secretaria de Fazenda e PROCON”, comentou Aldair de Linda.

O vereador e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Marcinho da Construção (DEM), afirmou que os bancos já foram notificados. “O próximo passo agora é a multa. Amanhã (20) teremos reunião com o Procon e com o procurador do município. Os bancos vão receber multas”.

Os parlamentares em sua maioria reprovaram novamente o serviço prestado pela Enel. Eles afirmaram que há frequentes piques de energia, além de aumentos abusivos nas contas de luz.

“Nesse mês de janeiro, milhares de contas tiveram aumentos abusivos em até 200%. Fizemos um abaixo-assinado e temos assinaturas de pessoas que pagavam R$ 60 reais e agora pagam R$ 120. Montamos uma comissão para isso, mas não podemos deixar esse tipo de coisa continuar em nossa cidade”.

Carnaval – O Carnaval de Maricá foi bastante elogiado não só pela população como pelos parlamentares. Os vereadores Marcus Bambam (PV) e Frank Costa (SDD) parabenizaram os trabalhadores da limpeza.

“Não podemos deixar de falar do pessoal da limpeza e conservação. Eles trabalharam com alegria e disposição. Quero aproveitar para parabenizar o presidente pelo trabalho realizado com o Botinho. Vimos famílias interagindo e brincando. Foi muito bacana”, disse Bambam.

Ismael Breve (DEM) agradeceu por, durante o Carnaval, terem citado o nome de sua irmã, Adélia Breve na passarela do samba. O local recebeu seu nome após aprovação de lei na Câmara.

Ricardinho Netuno (PEN) agradeceu ao Executivo por ter atendido seu pedido ao criar um bloco infantil em Itaipuaçu.

“Quero agradecer porque ficou melhor do que eu esperava. Tivemos três dias com famílias e bonecos fantasiados. Isso me marcou e espero que entre para o calendário oficial”.

Educação – O vereador Felipe Paiva (PC do B) informou que protocolou uma indicação solicitando que todas as escolas públicas e privadas da cidade tenham dois funcionários capacitados em primeiros socorros. Paiva aproveitou para pedir melhorias na sinalização viária em Itaipuaçu.

“Protocolei uma indicação importante solicitando que todas as escolas públicas e particulares tenham dois funcionários capacitados em primeiros socorros. Se jogarmos no Google, é assustador o número de crianças que morrem por falta de primeiros socorros. Tenho certeza que a secretária vai acatar essa solicitação que é fundamental”.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. passei o carnaval em maricá com meus netos e posso dizer com toda certeza o quanto foi maravilhoso!O bailinho da lagoa de Araçatiba muito bom e muito organizado,os personagens que foram colocados alegraram as crianças e os adultos também.Policiamento correto,limpeza.
    só posso desejar que seja assim o ano inteiro.parabéns aos governantes

  2. INTERVENÇÃO FEDERAL DO RJ GERA PREOCUPAÇÃO PARA QUEM FAZ, latrocínios,desordem,badernas e corrupção, tudo de ruim para uma população.
    INTERVENÇÃO: POPULAÇÃO AGRADECE TUDO QUE VIER PARA MELHORAR A SEU FAVOR.

Botão Voltar ao topo