Aldair de Linda quer criar mobilização em prol da construção do porto de Jaconé para gerar empregos em Maricá

O presidente da Câmara de Maricá, Aldair de Linda (PT), quer criar um grande movimento na cidade em prol da construção do Porto de Jaconé. Aldair convocou os colegas vereadores, durante a sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (07/08), para organizar um grande ato para sensibilizar a Justiça e demais autoridades da importância da liberação da construção da obra.

A preocupação de Aldair de Linda é com a geração de emprego na cidade. A construção do Porto de Jaconé deve gerar em torno de 13 mil empregos.

“Temos que fazer um movimento pacífico. Parar a rodovia Amaral Peixoto, pelo menos uma faixa, para chamar a atenção das autoridades. O desemprego é grande na cidade. Recebo centenas de pedidos de emprego todos os dias. Temos que fazer uma grande mobilização. Não podemos ficar de braços cruzados”, afirma Aldair.

A intenção de Aldair é reunir cerca de 10 mil pessoas no movimento. Os vereadores Chiquinho (PP), RobGol (PT) e Rony Peterson (PR) manifestaram apoio à iniciativa do Presidente da Casa.

O Porto

Um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) tenta embargar o empreendimento por conta de uma formação rochosa localizada na região de construção do porto. São os chamados ‘beachrocks’- pequenas pedras próximas à orla da praia de Jaconé.

O empreendimento já possui a licença ambiental para iniciar as obras, mas depende da licença de instalação que é objeto de discussão judicial.

Técnicos do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio (DRM) já emitiram pareceres favoráveis à construção, já que os ‘beachrocks’ não são pedras características apenas da região e não sofreriam o impacto alegado pelo MPRJ.

O empreendimento Porto de Jaconé fica a 200 km em linha reta dos poços de petróleo da Bacia de Santos e 35 km do Comperj. O local é privilegiado pelo calado natural, ou seja, profundidade, cerca de 30 metros, que permite a atracação de navios petroleiros.

O TPN poderá transferir 850 mil barris/dia e 1 milhão de contêineres por ano. O porto terá investimentos de quase dois bilhões de dólares do capital privado. Este será o maior porto onshore do país e poderá gerar mais de 10 mil empregos.

Redação Maricá Info

Levamos até você um jornalismo crítico, com imparcialidade e independência editorial. Aqui você tem voz, participe! Envie sugestões de reportagem e denúncias para o nosso Whatsapp: (21) 99621-9049.

One thought on “Aldair de Linda quer criar mobilização em prol da construção do porto de Jaconé para gerar empregos em Maricá

  • 7 de March de 2018 at 21:45
    Permalink

    LAMENTÁVEL a colocação e visão do presidente da câmara é vereadores em acelerar a construção do porto.
    Essa visão é acomodação por parte de vereadores,viverem na sombra do contribuinte é pior não somando se quer condições que venha beneficiar é facilitar este desenvolvimento,por falta de LOGÍSTICA dentro do município de maricá.
    FINGEM não entender que o município carente dos serviços BÁSICO pior não tem ÁGUA É TRATAMENTO DE ESGOTO.
    FINGEM para a maioria de seus eleitores que não sabe ler é fazer contas de que estão empenhados para melhorias dentro do município,que não virão por falta de infraestrutura.
    HÁ realidade e outras para esses governantes, viverem na sombra dos contribuintes e mantendo e alimento com esperanças de dias melhores para seus eleitores que não sabe ler e fazer contas.
    NA TERRA DE QUEM TEM UM OLHO E REI.

    VAI UMA DICA PARA MARICÁ CRIAR É ATRAIR PEQUENOS E GRANDES INVESTIDORES e se torna um município RICO com milhares de OPORTUNIDADES de trabalho.(ÁGUA E ESGOTO)

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *