Notícias de MaricáPolítica

Vereadores sugerem melhorias para a Educação de Maricá

A Educação foi tema de discussão na sessão ordinária ocorrida na Câmara Municipal de Maricá. Os vereadores abordaram a necessidade de mais segurança nos portões das escolas. Eles ainda pediram atenção dos pais de alunos na hora de contratar o serviço de transporte escolar.

O vereador Rony Peterson (PR) saudou e parabenizou os trabalhadores da cooperativa de transporte escolar Comte que estiveram presentes da sessão. “Temos o compromisso de combater esse tipo de trabalho clandestino em nossa cidade. Ainda tem pais que economizam R$ 30 em um transporte ilegal”.

O presidente da Câmara, Aldair de Linda (PT), saudou os trabalhadores da Comte e afirmou que está disponível para qualquer ajuda necessária. O vereador Ismael Breve (DEM) afirmou que apoia o esporte legal na cidade.

Já o vereador Dr. Richard (PT) pediu mais segurança no exterior das escolas. Ele explicou que têm ocorrido problemas no lado de fora do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro de Maricá. “Alunos estariam saindo da aula e ido brigar do lado de fora. Ali do lado de fora não é problema de educação, mas sim de segurança. Recebi informações que moradores de rua estão correndo atrás das crianças”.

Filippe Poubel (DEM) solicitou a colocação de Guardas Municipais nos portões das escolas. O vereador Ricardinho Netuno (PEN) informou que recebeu denúncias de falta de profissionais nas portarias das escolas.

Marcinho da Construção (DEM) afirmou já fez pedido sobre Guardas Municipais nas escolas. “Quero falar sobre uma indicação que fiz no ano passado e recebi da Secretaria de Segurança que essa indicação foi atendida em sua totalidade. Meu pedido foi que nas escolas pudessem ter a presença de guardas, principalmente naquelas com maus elementos nas portas e risco de acidente. Achei que encontraria esses guardas nos colégios e isso não vem acontecendo”.

O vereador Robgol (PT) elogiou a Prefeitura de Maricá pela inauguração de quatro novas escolas. “Quero falar das quatro escolas inauguradas na semana passada. São mais de duas mil crianças atendidas. Hoje, a educação de Maricá é referência para todo o Estado. Trabalhei na educação por oito anos e a migração de crianças para cá foi muito grande. Isso porque a educação é de qualidade”.

O vereador Chiquinho (PP) pediu mais uma vez pela regularização do Bilhete Único Universitário. Ele aproveitou para pedir que a Secretaria de Esporte invista em esportes para deficientes físicos. “Quero cobrar o Bilhete Único Universitário em Maricá porque tem muitos alunos fora da sala de aula por causa da falta da passagem”.

Rony Peterson salientou afirmando que é importante investir em acessibilidade no esporte.

O vereador Felipe Auni esclareceu a denúncia feita pelo vereador Filippe Poubel na segunda-feira acerca do maricaense vítima de picada de aranha. Ele explicou que o paciente está recebendo todo o apoio e atendimento da Secretaria de Saúde.

Esporte e Meio Ambiente – O vereador Rony Peterson anunciou que o bairro do Marine terá a implantação do projeto Esporte Presente. O vereador Ricardinho Netuno (PEN) denunciou a construção de uma rampa irregular no canal de Ponta Negra.

“Aconteceu uma ação no canal de Ponta Negra. Viram funcionário da prefeitura fazendo rampa particular no canal. A denúncia que tenho é de pessoas da Secretaria de Obras. Estão fazendo intervenção em área ambiental e que precisa de licença”, comentou.

Em resposta o presidente da Casa, Aldair de Linda, afirmou que irá averiguar a informação. “A questão ambiental eu concordo com Vossa Excelência. Mas, ali é entrada e saída de canal e é expressamente proibido o banho de pessoas. É para entrada e saída de embarcações. Como podem saber se é obra particular se está sendo feita em área pública”.

O líder Governo, Fabrício Bittencourt (PTB) esclareceu que recebeu mensagem do secretário de Governo, Renato Machado, informando que o Inea entrou em contato avisando que a situação da construção do píer irregular será resolvida.

“Acabei de receber do secretário Renato Machado, um pedido do Inea para fazer justamente esse serviço, sobre um píer irregular no Canal de Ponta Negra. O Inea pediu para retirar o material”

O vereador Felipe Paiva (PC do B) falou sobre Esporte e agradeceu por uma indicação atendida.

“Fiz uma indicação para iluminação na orla da praia na Avenida 1. Recebi uma mensagem que vão instalar a iluminação lá. Lá hoje o pessoal pratica futvôlei. Isso é muito bacana”.

Infraestrutura – O vereador Tatai (PTB) falou mais uma vez dos bairros do Spar e Santa Paula. Ele agradeceu pela indicações atendidas pela prefeitura.

“Ontem estive na Rua 15 e os moradores agradeceram pelo asfalto que chegou. Ontem estive que o secretário Renato e pedi para recapear do Spar a Santa Paula. Ele disse que vai terminar a calçada também”.

O vice-presidente, Frank Costa (PR), agradeceu pelas obras realizadas em São José do Imbassai, incluindo a Operação Tapa Buraco. Ele agradeceu a Secretaria de Obras e a Prefeitura de Maricá. “Quero agradecer porque em São José o Executivo tem feito um trabalho brilhante”.

Segurança – O vereador Filippe Poubel (DEM) lamentou ter visto dois policiais militares empurrando uma viatura quebrada na RJ-106. Ele sugeriu a criação de uma comissão para buscar a presença do Exército junto ao Estado-Maior. O vereador Felipe Auni sugeriu que a prefeitura assuma a manutenção dessas viaturas, visto já tem investido na segurança da cidade.

O presidente, Aldair de Linda, salientou que é importante continuar cobrando o auxílio do Estado. “É pertinente esse pedido. Vários vereadores já pediram reforços e nada aconteceu. Já fomos várias vezes ao batalhão. Mas, vamos continuar tentando”, complementou o presidente, Aldair de Linda (PT).

O Vereador Frank Costa (Solidariedade) lamentou a falta de segurança em São José de Imbassai.

Ordem do Dia – Foram votadas moções do vereador Robgol ao senhor Ezequiel Ferraz Pinheiro, a Lorimar de Cássia e a Maria de Fátima. Também foram votadas moções do vereador Chiquinho aos policiais, Carlos Thiago dos Santos, Welton Simões, Anderson dos Reis, Leonardo da Silva, Leonardo Mercante, e Valdeis de Oliveira. Chiquinho explicou que os policiais apreenderam grande quantidade de drogas. Todas as moções foram aprovadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo