Notícias de Maricá

Maricá recebe abertura do Campeonato Estadual do Rally de regularidade

Maricá foi escolhida para ser o palco da abertura do Campeonato Estadual do Rally de regularidade. Com o apoio da Prefeitura, a disputa aconteceu no último sábado, 10/03, e contou com a participação de 75 duplas (piloto e navegador) de Maricá, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais em cinco diferentes categorias: graduado, turismo – sendo as duas primeiras exclusivas para federados e, portanto com percurso diferenciado -, turismo light, novato (carros 4×2, como Corolla e Fusca) e UTV (quadriciclos mais potentes). Esta última, uma novidade, por não ser realizada em nenhum evento do Estado do Rio de Janeiro.

Durante o percurso com 100 km de estradas não pavimentadas do município, com início e término na Praça Tiradentes (Araçatiba), além de trechos da Restinga e da Avenida Maysa, os competidores enfrentaram obstáculos com dificuldades em dunas e na mata para cumprir as exigências da competição, podendo passar pelo mesmo trecho em diferentes sentidos mais de uma vez, os famosos balaios. Tudo isso com tempo determinado para cada atividade.

“O piloto corre contra o relógio e não contra o outro competidor. Ele tem um determinado tempo para passar numa certa referência, então ele não pode correr nem demais e nem de menos. Tem que andar na velocidade que está na planilha que ele recebe. Assim, o competidor que chegar em décimo, pode ser o campeão”, explicou Eduardo Da Hora, organizador representante da Rally Carioca, completando sobre o sucesso do evento: “Foi grid recorde. Tem quatro anos que nós não vemos tanta gente inscrita numa etapa de rally no Rio de Janeiro”, comemorou.

Após mais de três horas de prova, foram premiados com tropéu e champanhe as cinco primeiras equipes colocadas de cada categoria, exceto UTV, que contou com as três primeiras. Consagraram-se campeões: Anna Figueiredo e Gabriel Andrade (UTV); Alexandre Melo e Eric Guedes (novato); André Costa e Pedro Henrique (turismo light), Paulo Cesar e Claudio Leandro (turismo) e Bruno Calixto e Paulo Manso (graduado). Os demais receberam medalhas.

Mulher vence na UTV

Primeira colocada em UTV, Anna Figueiredo (20 anos) é moradora de Niterói e foi navegadora. “Eu estou muito feliz. Para mim foi inesperado porque essa foi a primeira vez que eu participei, então foi uma novidade ser navegadora apesar de ter toda a lama e muita poeira. O percurso foi muito legal e eu adorei participar”, dizia sorridente.

Morador da Zona Sul do Rio, André Costa de Souza (50 anos) explicou porque quis participar da etapa em Maricá. “Primeiro pela confraternização com o pessoal que gosta de offroad, amantes de veículos 4X4, que eu conheço há anos e tenho um convívio excepcional; segundo porque eu tenho a oportunidade de passar mais tempo com o meu filho, que é o meu navegador”, avaliou. “E também por conta da estrutura, porque eu soube que Maricá montava um excelente raid, então esse eu não podia perder”, completou.

Bruno Calixto (48 anos) de Macaé, participante da categoria graduado, contou que soube da realização no ano passado e decidiu participar. “Além de estarmos muito tempo no Estado do Rio sem um campeonato legal e por gostarmos de sempre participar dessas provas fora, seria uma oportunidade para conhecer não só este campeonato, mas também a cidade”, disse.

Competidores apoiam evento na cidade

Leonardo Fontana é morador de Guaratiba (Maricá) e competiu pela categoria turismo light. “É um atrativo para a cidade ter um evento como esse. Eu sou competidor e para mim, que rodo o Brasil inteiro, ter um evento desse na minha cidade é muito bom, pela possibilidade de poder correr em casa”, disse sorridente.

Morador do Flamengo, Carlos Alberto Ornellas (42 anos) estava com a filha e pré-adolescente, Louise Maria (12 anos). “Essa competição é muito importante para divulgar o município que é muito bom e rico em montanhas e cachoeiras, além de ser um evento maravilhoso”, refletiu.

Morador de Santos Dumont (Minas Gerais), César Junior (33 anos) também faz parte do grupo do rally. “Viemos esse ano e no ano passado prestigiar Maricá, porque adoramos a cidade e achamos o evento aqui legal por correr na restinga. Claro que esse ano o evento foi melhor, mais organizado, com o local de largada e chegada muito mais bonito e bem preparado, a recepção da cidade é muito legal, então queremos apoiar para que aconteça cada vez mais”, pontuou ele, que participa do esporte pela categoria turismo light há apenas um ano.

Tiago Cantarino (31 anos) de Juiz de Fora (Minas Gerais) soube do evento pela internet e também resolveu prestigiar. ‘Estrutura e local excelentes. Muito bonito esse lugar e eu voltarei mais vezes”, parabenizou.

Edson da Costa Maia Júnior (37 anos), o Bidu, morador de Ponta Grossa e comerciante de Itapeba, participou competindo e patrocinando o evento. “A questão do patrocínio traz muita visibilidade para a marca e é muito legal poder ser um evento da nossa cidade, porque nós viajamos quilômetros e quilômetros atrás desse tipo de evento em outros campeonatos nacionais. E já que é na nossa cidade, temos que prestigiar mesmo”, refletiu.

“Que esse seja o primeiro de muitos nessa estrutura que vocês merecem, contemplando essa revitalização e desejamos que vocês voltem com mais tempo para curtir as praias e as nossas belezas“, agradeceu o subsecretário de Turismo, Welton Campelo em nome da Prefeitura de Maricá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo