Notícias de MaricáPolítica

Vereadores se sensibilizam com assassinato de vereadora do Rio e de motorista

A morte da vereadora do Rio, Marielle Franco, também repercutiu em Maricá. Os vereadores da cidade lamentaram a morte dela e de seu motorista Anderson Pedro Gomes, mortos a tiros na última quarta-feira. O vereador Dr. Felipe Auni (PSD) pediu um minuto de silêncio e posteriormente foi à tribuna para falar da morte de Marielle. Ele pediu apuração responsável do crime.

Auni explicou o porquê da repercussão da morte da parlamentar ter sido maior que a morte de policiais militares. Ele salientou que é importante que os Direitos Humanos também apoiem a causa de policiais mortos.

“Não vou entrar em questões ideológicas e partidárias. Mas, ela foi eleita democraticamente. Tinha sua luta. Vi muitos questionamentos na internet e muita maldade foi colocada. Acho que os policiais que são assassinados merecem todo respeito e interesse. Sou favorável aos Direitos Humanos estarem presentes. Mas, a diferença é que ela era uma legisladora. Deus nos livre, mas se fosse a gente, teria a mesma repercussão”.

O vereador Dr. Richard (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, também comentou o crime. “Nada justifica tamanho horror. Não adianta fechar os olhos e ouvidos e banalizar a violência. A maldade é real e dos homens. Marielle, negra, mulher, defensora de Direitos Humanos. Ela já defendeu a vida e direitos até de policiais. Ela foi fruto de uma covardia terrena”.

O vereador Felipe Paiva (PC do B) elogiou a atuação dos policiais da 6ª Companhia de Policiamento e o secretário de Segurança, Celso Netto.

Governo Itinerante – Os parlamentares parabenizaram a Prefeitura de Maricá por mais uma edição do Governo Itinerante realizado neste sábado em São José de Imbassai. O vereador Rony Peterson, Felipe Auni e Tatai do Sacolão parabenizar pelo projeto e também fizeram cobranças.

“Uma idosa reclamou com o prefeito e com a secretária Lesirré que não está havendo aulas de hidro na Casa da Terceira Idade. A explicação é que assaltaram e levaram a bomba da piscina. Mas, já começaram a instalar uma cerca no muro”, disse Tatai.

O vereador Dr. Richard falou que já ocorreram assaltos no Centro de Apoio Psicossocial (Caps) e sugeriu a contratação de vigilantes para a defesa do patrimônio.

O vereador Ismael Breve (DEM) também parabenizou o projeto. “Quero falar que no Governo Itinerante eles saldam uma dívida com a população. Prefeito, meus parabéns. A prefeitura está trabalhando muito bem”.

Rony Peterson também parabenizou a ação e pediu esclarecimentos quanto à passagem do carro fumacê na cidade. “Parabenizo o prefeito e o secretário Renato Machado pelo Governo Itinerante em São José. Quero parabenizar os secretários presentes pelos serviços prestados”.

O vice-presidente, Frank Costa, agradeceu a realização do evento. “No sábado tivemos o Governo Itinerante que este em São José. Muitas pessoas duvidaram que o prefeito e os secretários estivessem lá. Maricá nunca teve isso. Foi uma grande surpresa para o povo de São José”.

Defesa do Consumidor – O vereador Marcinho da Construção (DEM) convidou os vereadores para uma palestra instrutiva sobre os serviços de defesa do consumidor.

“Venho falar que estamos no mês do consumidor. Tivemos ação junto com Procon na praça e quero deixar convite porque no próximo dia 22, às 15h, teremos alguns palestrantes e representantes de diversos órgãos para trazer clareza aos munícipes.

Ordem do Dia – Foi votado em segundo turno, Projeto de Lei Complementar que cria a área de especial interesse urbanístico AEIU-Nova Cidade, que destinada para projeto específico de ordenamento do espaço urbano, com a previsão de novo centro cívico e de ligação viária entre bairros.

Foi votado Projeto de lei, de autoria do vereador Richard Alter Seal, que cria o atendimento odontológico da mulher.

Foi votado projeto de lei do Poder Executivo que dispõe sobre a denominação como Avenida Prefeito Joaquim Mendes, localizada entre o entrocamento da Rua Clímaco Pereira com a Rua Luiz Fernando Dos Santos Caetano, em Araçatiba, entre os loteamentos Jardim Miramar e Jardim Graciema, terminando na estrada Zilto Monteiro de Abreu com a Avenida Eliud Reis.

Os parlamentares também votaram projeto de lei do Poder Executivo que dispõe sobre a denominação como Parque de Exposição e Agroecologia o atual “Parque de Exposição e Rodeios”, localizado no bairro do Caju.

Foi votado projeto de lei do Poder Executivo que altera os parágrafos 1º e 2º do art. 1º e o anexo I, da lei nº 2.722 de 24 de janeiro de 2017, com os pareceres favoráveis das comissões permanentes da Casa.

Também foi votado projeto de lei de autoria do vereador Ricardinho Netuno, que dispõe sobre a implantação do sistema águas limpas nas praias, rios e lagoas no município. Também foram votadas moções de autoria do vereador Marcinho da Construção, à nadadora Mariana Mello e ao nadador Pedro Tatuí.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo