Notícias de MaricáPolítica

Polícia Federal prende ex-secretário de Maricá

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (12) o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Marcelo Sereno, em cumprimento a uma decisão do juiz Marcelo Bretas em desdobramento da operação Lava Jato.

Sereno foi, durante um bom tempo, secretário municipal de desenvolvimento econômico no governo Washington Quaquá (PT). Ele também já foi assessor do ex-ministro José Dirceu e já concorreu ao cargo de deputado federal.

Ao todo, os agentes tentam cumprir 10 mandados de prisão no Rio, em São Paulo e em Brasília contra suspeitos de fraudar os fundos de pensão Postalis (dos Correios) e Serpros (Serpro – Serviço de Processamento de Dados do governo federal).

Segundo a investigação, os fundos mandavam dinheiro para empresas no exterior para pagar a prestação de serviços inexistentes. O dinheiro era espalhado por contas de doleiros e voltava ao Brasil para suposto pagamento de propina. O esquema funcionava através de dois doleiros do ex-governador Sérgio Cabral, que ajudavam a trazer dinheiro em espécie de volta ao país. De acordo com os investigadors, uma empresa de Arthur teve movimentação suspeita de R$2,8 bilhões.

A decisão é do juiz Marcelo Bretas, da 7ªVara Federal Criminal. Essa é a primeira vez que a Lava Jato do Rio chega a fundos de pensão.

Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo