Notícias de MaricáPolítica

Maricá busca parcerias para investimentos em infraestrutura

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Alan Novais, se reuniram nesta quarta-feira (09/05), em Brasília, com o representante regional para o Brasil e Argentina, Philippe Orliange, e com o gerente de projetos da Agência Francesa de Desenvolvimento, Guilherme Madrid, e também com o executivo sênior do Banco de Desenvolvimento da América Latina, Jose Rafael Neto, para apresentar os projetos da cidade e buscar parcerias para financiamentos e investimentos no município.

“Estamos apostando forte no desenvolvimento da cidade através do Parque Tecnológico que já está no plano diretor do Estado e também no aeroporto, que será a porta de entrada para o desenvolvimento regional”, disse José Orlando Dias, presidente da Codemar.

Nas duas reuniões foram buscadas formas de investimento e financiamentos de grandes projetos em mobilidade e infraestrutura urbana.

“O município vem investindo em políticas para estruturar a cidade para os avanços que virão. Através da Codemar poderemos dar mais celeridade à política de desenvolvimento e à busca de parcerias público-privadas”, afirma Alan Novais, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Um vídeo institucional que apresenta os principais projetos da cidade, as parcerias do Parque Tecnológico e o projeto “safety city”, cidade segura, foram apresentados às agências de fomento.

A AFD já financia estudos de viabilidade da implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Niterói, podendo financiar o investimento. Em Toledo (RS), a agência financiou um projeto de recuperação energética com desenvolvimento sustentável. “Procuramos parcerias que queiram integrar uma visão de desenvolvimento considerando as questões climáticas e também que tenham inclusão social”, afirma Philippe Orliange, da ADD.

“É importante saber diferenciar desenvolvimento econômico de crescimento econômico para que a questão social não seja impactada negativamente e que a infraestrutura seja preparada para atração de todo o trade de investimentos”, argumenta José Rafael Neto do CAF

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo