EsportesNotícias de Maricá

Maricá: Atletas de Karatê da rede municipal conquistam medalhas e troféus em SP

Realizado na cidade de Itapecerica da Serra (São Paulo) no último final de semana (05 e 06/05), o Campeonato Zonal Sul Sudeste de Karatê Interestilos 2018 contou com a premiada participação de 26 alunos do Projeto EMMAC, da Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho, que fica no Boqueirão. O projeto conta com o apoio das secretarias de Esportes e de Educação de Maricá.

Os atletas, que compõem a seleção carioca, levaram a bandeira do município para o pódio da competição, conquistando 43 medalhas e dois troféus. “Temos como meta participar do nosso segundo mundial, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de junho na cidade de Dundee, na Escócia”, afirmou a monitora e sensei Renata Rocha.

De acordo com Renata, o Projeto EMMAC desenvolve atividades esportivas, culturais e educacionais, desempenhando um papel de transformação social. O objetivo, ainda segundo a sensei, é mostrar que todas as crianças e jovens tem seu valor e são capazes. “Hoje, além do karatê, desenvolvemos atividades como ginástica rítmica, banda, oficina de mosaico e insight (reforço escolar)”, contou.

Orientadora educacional e coordenadora do Projeto EMMAC, Manoela Carvalho da Costa destacou a importância da iniciativa, que tem suas portas abertas para qualquer estudante da rede municipal. “Nosso lema diz que nós não escolhemos, nós acolhemos. Hoje atendemos a cerca de 200 jovens em todas as nossas atividades, isso porque recebemos alunos de outras escolas”, explicou Manoela.

Para ela, o trabalho deixou de ser pedagógico e passou a ser social. “Quando eu cheguei na escola, em 2013, existia o Projeto Mais Educação, mas o nível de indisciplina era grande. Resolvi parar as atividades por um período e reorganizei, colocando diferentes modalidades”, lembrou a coordenadora.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo