Início Educação Maricá: Prefeitura e Estado vão construir escola de ensino médio em Itaipuaçu

Maricá: Prefeitura e Estado vão construir escola de ensino médio em Itaipuaçu

A partir do ano de 2019, o Jardim Atlântico, no distrito de Itaipuaçu, terá uma escola de ensino médio de tempo integral e profissionalizante. O funcionamento da unidade só se tornou possível por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Maricá e o governo do Estado. Na manhã desta quarta-feira (16/05), o prefeito Fabiano Horta e o secretário estadual de Educação, Wagner Victer conversaram sobre o convênio para oficializar a parceria, na sede da secretaria, no Rio de Janeiro.

Na reunião, da qual também participaram a deputada estadual Rosangela Zeidan e a secretária municipal de Educação, Adriana Luiza da Costa, foi discutida a inclusão de matérias que mostrem a vocação turística de Maricá e de logística portuária, além de maior carga horária nas disciplinas de Português, Matemática e Inglês. Também foi assinado termo de cooperação para que o município ajude o Estado na conservação e melhorias das escolas estaduais, bem como o de um estágio remunerado para os alunos que fazem o Curso Normal, de formação de professores, no Colégio Estadual Elisiário Matta.

A nova escola no Jardim Atlântico terá capacidade para 15 salas de aulas e será construída com módulos habitacionais climatizados. Atenderá somente em regime de tempo integral. Para o prefeito Fabiano Horta, as parcerias são importantes para a cidade avançar. “Há tempos estamos realizando essas parcerias e contando com a ajuda importante da deputada Zeidan, que vem articulando reuniões com órgãos do Estado para feitura das obras”, avalia. “Essa escola em Itaipuaçu será um marco para a cidade. A prefeitura vai construir a escola e o Estado irá disponibilizar os profissionais. Além disso, estamos concluindo as obras do Instituto Federal Fluminense que será uma escola técnica para contribuir para a formação dos nossos jovens”, completou o prefeito.

O secretário Wagner Victer disse que as matrículas para a escola de Itaipuaçu já serão abertas esse ano. “A escola levará o nome de Colégio Estadual Professor Darcy Ribeiro, que morou em Maricá e tem grandes serviços prestados à Educação. O projeto de engenharia foi desenvolvido nos últimos 6 meses a partir de um trabalho conjunto entre as equipes do estado e da Prefeitura. Devemos assinar a parceria em junho no Palácio Guanabara”, falou Victer.

Já a deputada Rosangela Zeidan fala que o bom momento que Maricá vive com recursos dos royalties e boa gestão dos impostos municipais garante que o município arque com obras que seriam de responsabilidade do Estado. “Já fizemos convênio com o Proeis, trazendo mais policiais militares para a cidade, com o Departamento Estadual de Estradas e Rodagem (DER), para que o município pudesse fazer obras e recuperasse a rodovia Amaral Peixoto. Sei bem da forte demanda que Itaipuaçu tem com relação à Educação e essa escola vai melhorar muito a vida de quem mora naquela região”, analisou a deputada.

A secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, disse que o projeto pedagógico será discutido com a secretaria de estado. “O conteúdo que será abordado na escola será de suma importância para o desenvolvimento dos alunos e para a formação profissional. Também vamos ajudar a dar uma revitalizada nas escolas do estado e no curso normal, que forma profissionais para trabalhar também na cidade. Estamos pensando na Educação como um todo”, afirmou a secretária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui