Notícias de MaricáSaúde

Indígenas de Maricá serão atendidos por Unidade Móvel Odontológica

A Coordenadoria de Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde de Maricá, reforçou o atendimento prestado aos índios moradores das aldeias Mata Verde Bonita (Tekoa Ka’Aguy Ovy Porã – São José do Imbassaí) e Sítio do Céu (Pevaé Porã Tekoa Ará Hovy Py – Itaipuaçu) com a chegada de uma Unidade Móvel Odontológica nesta segunda-feira (11/06). A estrutura, que a partir de agora estará nas tribos uma vez por semana, funciona dentro de um ônibus que conta com o mesmo aparato encontrado em um consultório convencional.

“Fazemos de cirurgias a periodontia, nosso atendimento não diferencia em nada do atendimento realizado em um consultório. Uma vez por semana estaremos presente nas aldeias, no entanto, em caso de emergência ou para aqueles que precisarem, o serviço segue disponível nos postos de saúde durante a semana normalmente”, explicou a coordenadora de Saúde Bucal Juliana Faísca.

De acordo com a dentista Aline Pizão, responsável pela odontopediatria, a ideia é fazer não apenas o tratamento odontológico, mas principalmente a prevenção da saúde bucal. “Acho importante dizer que estamos trazendo para as aldeias não só um tratamento odontológico, queremos fazer uma prevenção da saúde bucal destes índios. Muitas crianças precisam de tratamento. Nosso intuito é que estas crianças se tornem adultos sem cárie”, afirmou.

Satisfeita com a iniciativa, a pequena Júlia Arai de Oliveira Gonzales, de 10 anos, falou sobre a experiência. “Foi muito legal, eles usaram aquelas maquininhas que tiram a sujeira da boca e ensinaram a escovar os dentes”, contou.

A Unidade Móvel Odontológica conta com uma equipe formada por dentista, auxiliar e a técnico de higiene bucal. “São dois auxiliares para fazer o atendimento com o dentista e a orientação de escovação nos escovódromos. Temos uma estrutura que atende, em média, 25 pacientes por visita da unidade móvel”, disse o dentista Ramon de Freitas Pereira.

Cacique da Aldeia Mata Verde Bonita, Jurema Nunes de Oliveira falou sobre a importância da ação. “Este trabalho que está acontecendo aqui na aldeia nos deixa muito felizes, nós precisamos muito deste tipo de atenção e cuidado com a nossa comunidade. É um trabalho muito lindo, que todos estão adorando”, finalizou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo