Notícias de Maricá

Maricá: Posto de Saúde da Família é reinaugurado em Bambuí

Passando por obras de reformas desde outubro de 2017, o Posto de Saúde da Família (PSF) de Bambuí foi totalmente reformulado e reinaugurado no início da tarde desta segunda-feira (18/06). De acordo com a secretária de Saúde do município de Maricá, Simone Costa, o espaço garantirá mais acesso aos serviços de saúde para os moradores do bairro e comunidades próximas.

“Queremos promover saúde para que estas pessoas não precisem ser encaminhadas para hospitais. O posto está acolhendo a comunidade de Bambuí e de locais próximos, como a região do Limão e do Pindobal. Os números de atendimentos serão aumentados com a ação dos agentes comunitários”, contou Simone.

Para o prefeito Fabiano Horta, a unidade de Saúde é fundamental na aproximação com a população. “Esta unidade era muito precária do ponto de vista físico, fizemos toda a remodelação, e agora ela está bonita estaticamente e funcional. Acima de tudo, o que eu sinto é o espírito de motivação com o trabalho das equipes formadas aqui. O acolhimento é o que faz com que a população se sinta mais segura e utilize mais o posto de saúde”, disse.

O PSF homenageia uma antiga moradora do bairro e recebeu o nome de Brígida Machado Nascimento Pereira. “A revitalização deste posto tem uma grande relação com a história da minha avó, que faleceu aos 91 anos. Ela foi uma guerreira, não só na educação da família, mas também na questão da ajuda comunitária para o bairro do Bambuí. Vovó Neca, como era conhecida, não foi avó só dos parentes de sangue, mas de um bairro inteiro”, disse o secretário Geral e de Governo, Renato Machado, que é neto de Brígida.

Moradora de Bambuí há um ano, Terezinha de Oliveira, 67 anos, falou sobre a alegria que a novidade trouxe para o bairro. “Vim de Itaboraí para cá e estou muito feliz. Em pouco tempo vi muita coisa melhorar, uma delas foi este posto”, destacou.

Virginia das Graças, enfermeira que coordena o posto, falou sobre a missão que terá à frente da unidade. “Estamos aqui para promover a saúde e estreitar o vínculo com os nossos cadastrados. Teremos serviços como verificação de pressão, vacinação, sala de curativos, sala de vacinação, consultório odontológico e uma equipe completamente preparada. Estaremos aqui de 8h às 17h, para prestar o melhor atendimento para a população de Bambuí”, finalizou.

A equipe da unidade é composta por 11 profissionais dentre médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, agentes comunitários de saúde. Hoje, o município conta com 24 equipes de Saúde da Família distribuídas por diversos bairros, como Inoã, Cordeirinho, Mumbuca, dentre outras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo