Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Vacinação contra o sarampo pode ser encontrada em postos de saúde

A vacinação contra o sarampo, especialmente a tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, rubéola e caxumba, em crianças de um ano de idade e um reforço com um ano e três meses (15 meses). A vacina pode ser estendida para qualquer pessoa até os 49 anos que nunca tenha tomado a vacina ou que nunca tenha contraído a doença.

Maricá, no entanto, não registrou nenhum caso da doença, que vem preocupando autoridades do norte do país devido ao surto de sarampo em crianças. Nesta terça-feira (31), o Ministério da Saúde lançou uma campanha para vacinar crianças entre 1 e 5 anos mesmo que já tenham tomado a vacina (desde que não nos últimos 30 dias).

“A melhor forma de proteção é a vacina. É importante vacinar. Saúde é uma responsabilidade de todos nós. A consciência da nossa população é que vai determinar o sucesso desta campanha”, afirmou o ministro Gilberto Occhi no lançamento.

Quem tem até 29 anos de idade e que sabe que já se imunizou, não precisa tomar as doses novamente. Mas as vacinas estão disponíveis para pessoas que não tenham certeza de que já se imunizaram, desde que tenham até 49 anos, segundo normativa do Ministério da Saúde.

Mais informações sobre a vacinação em todo país pode ser encontrada no site oficial do Ministério da Saúde. Evite acreditar em boatos que circulam em aplicativos de mensagens e nas redes sociais e busquem fontes confiáveis. Confira: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo