Notícias de Maricá

Maricá sediará pré-conferências sobre tecnologia de setembro a novembro

De setembro a novembro, Maricá vai sediar cinco pré-conferências sobre os riscos do mau uso da tecnologia. Promovido pela Secretaria de Comunicação, Ciência e Tecnologia, o evento vai abordar diversos temas como ética, segurança e educação nas redes sociais, energia limpa e saneamento, entre outros assuntos. O primeiro encontro será realizado no sábado (01/09), a partir das 9h, no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro, e contará com a participação da Rede Esse Mundo Digital. Após os cinco debates haverá uma conferência prevista para o ano de 2019.

Na abertura do evento, as especialistas em medicina e integrantes da Rede Esse Mundo Digital, Evelyn Eisenstein e Emmalie Ting falarão sobre ética, segurança, saúde e educação nas redes sociais para crianças e adolescentes. Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Evelyn possui mestrado em Endocrinologia também pela Uerj e doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo, entre outras titulações. Já Emmalie tem graduação em Medicina e Hebiatria (ramo da medicina que trata das alterações típicas da adolescência) pela Uerj, em Pediatria pela UFRJ, entre outros títulos.

Para o secretário da pasta organizadora do evento, Sérgio Mesquita, a discussão é válida uma vez que o contato com as novas tecnologias tem se dado cada vez mais cedo entre as crianças. “Bebês de 2 ou 3 anos de idade tomando remédios antidepressivos porque os pais botam o tablet no carrinho de bebê ou dão o celular para as crianças ficarem brincando em um momento em que deveria estar interagindo com o mundo, sentindo os gostos e tocando os objetos e ninguém discute isso”, afirmou. “A China tem 150 hospitais para tratar de intoxicação tecnológica e a Coréia do Sul proibiu celulares para crianças”, completou o secretário.

Os outros debates acontecerão nos dias 29/09, no Cineteatro Henfil, também no Centro, com o tema Saúde e Educação. No dia 20/10 será a vez da Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho receber o evento e terá Energia Limpa e Saneamento como assunto central. A Escola Municipal Lúcio Thomé Guerra Feteira será palco do terceiro encontro da pré-conferência onde será abordado o conteúdo Mobilidade e Segurança no dia 10/11. O local escolhido para fechar o ciclo de palestras foi o Colégio Pinheiro Giannattasio, em Itaipuaçu, ainda com data a ser confirmada pela Secretaria de Comunicação, Ciência e Tecnologia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo