Início Notícias de Maricá Maricá: Antiga Estrada do Boqueirão ganha dois ‘traffic calmings’

Maricá: Antiga Estrada do Boqueirão ganha dois ‘traffic calmings’

O trajeto revitalizado entre o Centro e a Barra de Maricá começou a ganhar duas faixas elevadas para travessia de pedestres, conhecidas como “traffic calming”. Homens e máquinas da Secretaria de Obras instalaram nesta segunda-feira (10/09) as bases dos redutores de velocidade em frente à nova faixa de areia e próximo à placa de boas vindas da região. Em razão das obras, o trânsito na Avenida Prefeito Ivan Mundim funcionou no sistema ‘pare e siga’ até o meio da tarde. O trabalho deve ser concluído nos próximos dias.

A via é uma das mais movimentadas da cidade e conhecida por registrar no passado acidentes graves, em razão da alta velocidade que os veículos desenvolviam antes da ação ordenadora da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito.

As duas faixas elevadas têm 20 metros de extensão e outros 7 de largura. Naquele trecho, entre a ponte do Boqueirão e a rotatória da entrada de Zacarias, a sinalização vertical foi concluída no fim da semana passada com a pintura da ciclofaixa, que vai passar também pela lateral da ponte. De acordo com a Secretaria de Obras, a recuperação do piso da via deverá chegar ainda nesta semana até o início do calçadão de Araçatiba. Parte da pista já foi recapeada.

Siga-nos no Facebook:

A intervenção teve aprovação imediata de quem passou pela área durante o dia, como o casal de aposentados José Castro e Marilene das Neves, que mora há 8 anos na Barra e caminhava no novo calçadão. “Viemos andando desde a Barra, como fazemos sempre, mas agora pela passagem nova. Estava mesmo esperando por esse cuidado com os pedestres. Já compramos bicicletas para andar por aqui também, isso valoriza nossa cidade”, afirmou José, de 63 anos.

A construção começou no fim de maio pouco depois da inauguração do calçadão da Barra de Maricá. Além das novas calçadas com arborização, rampas de acessibilidade e faixas-guia para deficientes visuais e iluminação específica, a nova orla da lagoa do Boqueirão tem uma faixa de areia, com quadra de vôlei e palhoças (abrigos rústicos cobertos de palha) de madeira. Foi construída ainda uma encosta de grama com duas rampas de acesso, uma delas para a entrada de jet-skis no espelho d’água com quatro luminárias. Além disso, foram instalados dois chuveiros sobre uma plataforma de madeira. Próximo à ponte, foi feita uma contenção com pedras e cimento.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Favor colocar seu nome aqui