Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Vacina contra HPV disponível nos postos de saúde

Está disponível em todas as unidades de saúde do município a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) direcionada para meninas, de 9 a 14 anos 11 meses e 29 dias, e para meninos, de 11 a 14 anos 11 meses e 29 dias. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A vacina faz parte do calendário e é oferecido pelo Ministério da Saúde para o público-alvo e para a população que convive com o HIV-AIDS até os 26 anos de idade, durante todo o ano. De acordo com a gerente de imunização da Secretaria de Saúde de Maricá, Márcia Matos, a meta proposta pelo Ministério da Saúde é de alcançar 95% da população-alvo, que são aproximadamente, de 11.900 crianças, na faixa etária preconizada.

“É preciso lembrar aos responsáveis que os meninos também podem ser acometidos pelo vírus do HPV e que a vacina é muito eficaz. Países como a Austrália que adotaram esta vacina têm hoje menos de 2% da população que apresenta doenças causadas pelo vírus”, destacou, acrescentando que, durante o mês de outubro, a campanha de imunização também será estendida em algumas escolas. “A vacina pode ser recebida por todos, mesmo aqueles que já iniciaram a vida sexual e também para aqueles que já tiveram infecção pelo HPV. Ela não será útil para o tipo já adquirido, mas fará a proteção contra os demais. No entanto, recomenda-se a imunização antes para uma prevenção mais eficaz, mas não existe nenhuma contraindicação para quem já é sexualmente ativo”, alertou a gerente.

A vacina oferecida nos postos de saúde é a quadrivalente, composta pelos vírus 16, 18, 6 e 11, os dois últimos causadores das verrugas genitais, em 90% dos casos. A resposta imunológica à vacina é melhor quando aplicada até os 15 anos de idade. O adolescente precisa estar com um acompanhante e a caderneta de vacinação.

A transmissão do HPV se dá, principalmente, por via sexual, sendo o responsável por casos de câncer de colo de útero, além de câncer de vulva, vagina, ânus, pênis e orofaringe. Além disso, é também responsável pelas verrugas genitais conhecidas como condiloma acuminado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo