Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Secretaria de saúde confirma dois casos de meningite meningocócica

A Secretaria de Saúde de Maricá confirmou dois casos de meningite meningocócica nesta segunda-feira (05). Tratam-se de duas crianças, um menino de três anos e uma menina de quatro anos, moradores de Inoã, que começaram a apresentar sintomas da doença entre os dias 01 e 03/11.

As crianças estão internadas no Hospital Getúlio Vargas Filho, em Niterói, são monitoradas 24 horas e o estado de saúde é estável. A Prefeitura já tomou todas as providências necessárias não só aos pacientes, mas também a seus familiares, através da Vigilância Epidemiológica da cidade. Ainda segundo a secretaria, as crianças são de famílias e escolas distintas, sem nenhum contato ou relação sobre os casos. 

Nesse tipo de meningite, não há necessidade de que as aulas sejam suspensas. É necessário realizar o tratamento à base de antibiótico em pessoas que tenham tido contato íntimo, ficando por mais de duas horas ininterruptas em ambientes fechado com os doentes, segundo protocolo do Ministério da Saúde.

A meningite meningocócica provoca uma inflamação grave das membranas que cobrem o cérebro, gerando sintomas como febre muito alta, dor de cabeça forte e náuseas, vômito em jato e rigidez na nuca, na maioria dos casos. Em alguns casos, as bactérias se alojam na garganta de algumas pessoas, e mesmo que não desenvolvam a doença ou apresentem os sintomas, podem contaminar outras que estejam suscetíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo