Notícias de Maricá

Maricá: SINE estará em evento com emprego para pessoas com deficiência

A equipe do Sistema Nacional de Empregos (SINE) em Maricá vai marcar presença no “Dia D” de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, que terá um grande evento no Caminho Niemeyer, em Niterói, na próxima terça-feira (04/12). Com o tema “Você é Capaz”, a ação ocorre das 9h30 às 16h e terá, além de Maricá, a participação do SINE São Gonçalo, da agência do Ministério do Trabalho de Niterói e da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda. O evento vai reunir empresas que, de acordo com a lei 8.213, de 1991 (em seu artigo 93), estão obrigadas a oferecer um percentual de suas vagas para este grupo de pessoas.

Segundo esta legislação, as empresas com um quadro entre 100 e 200 funcionários devem destinar 2% dessas vagas a pessoas com deficiência. Entre 201 e 500 trabalhadores, a cota é de 3%, aumentando para 4% de 501 e 1 mil funcionários. Acima desta quantidade, o percentual é de 5%. De acordo com o coordenador do SINE em Maricá, Lauro Grafanassi, as empresas instaladas na cidade cumprem as cotas estipuladas pela lei.

“Sabemos que Maricá tem poucos empregadores que são da própria cidade, pois muitas empresas daqui são redes ou franquias. Todas, porém, se enquadram na legislação, incluindo algumas que prestam serviços para a prefeitura e sempre nos enviam vagas para pessoas com deficiência. A maior procura que temos aqui é de deficientes auditivos, autistas e portadores da síndrome de down”, revela o coordenador, explicando que a equipe vai montar um estande onde haverá uma triagem para encaminhamento de vagas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo