Notícias de MaricáSegurança

Maricá terá mais de 70 câmeras monitorando a cidade

Já foram instalados todos os postes onde serão instaladas as 72 câmeras do cerco digital montado para monitorar a cidade, em todos os seus pontos de entrada e saída, incluindo as rodovias estaduais que cortam o município.

A previsão do Secretário de Segurança Pública e Trânsito é de que a instalação das câmeras e início das operações se dê a partir de janeiro, quando também ficam prontas as obras de adaptação do Centro de Controle, na sede da Secretaria de Segurança, no Centro de Maricá.

Ao todo, serão instaladas 72 câmeras com reconhecimento ótico de caracteres, capazes de identificar todos os veículos que passarem pelos pontos de barreira que, segundo a pasta, serão estrategicamente colocados em todas as entradas e saídas do município.

O secretário de Segurança Celso de Almeida Netto contou que a ideia é utilizar um sistema de monitoramento veicular baseado na construção de muralhas medievais, projetadas para serem intransponíveis. “Adaptando o conceito à era tecnológica, as câmeras exercem a mesma função. Cercam digitalmente o perímetro do município de forma que todos os veículos que entram, saem ou cruzam a cidade sejam monitorados e identificados. Tudo com um sistema 100% autônomo”, explicou. “O sistema reconhece placas, identidades variadas dos veículos (adesivos, por exemplo), recebe informações sobre delitos e promove de forma automática ou induzida, vários cruzamentos associativos, apontando veículos utilizados em crimes, veículos clonados, furtados ou roubados”, detalhou Celso Neto.

Esse sistema de monitoramento, segundo Netto, é uma inovação no combate ao crime. “O sistema inteligente aprende com experiências, dados e experiências geográficas cadastradas. Isso permite contextualizar o comportamento e a dinâmica criminal, possibilitando traçar estratégias de defesa como num tabuleiro de xadrez sempre pronto para atacar e defender”, concluiu o secretário.

cerco cameras
Diversos pontos da cidade serão monitorados, como rodovias estaduais e locais com grande movimentação de veículos e pessoas. (foto: João Henrique / Maricá Info)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo