Notícias de Maricá

Maricá: Tubarão é capturado por pescadores em Ponta Negra

Um tubarão de cerca de 1,7 metro foi capturado por pescadores no mar de Ponta Negra, em Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro. O animal de grande porte, possivelmente da espécie tubarão-galha-preta, ficou preso a redes de pesca e foi levado ao barco e posteriormente para o canal, onde curiosos fizeram fotos e publicaram nas redes sociais.

Na foto enviada ao ‘Maricá Info’ um homem ‘posa’ ao lado do tubarão para mostrar o tamanho do animal. Vale lembrar que a presença de tubarões na costa de Maricá é normal e eles não costumam vir para próximo da praia, vindo para a costa em busca de alimentos.

Em 2015, nós falamos com o mestre em ciências biológicas e membro do Departamento de Zoologia da UERJ, professor Ulisses Gomes. “Existem duas espécies de tubarão martelo que ocorrem com muita frequência no Rio de Janeiro (Sphyrna zygaena e Sphyrna lewini) e geralmente as fêmeas gravidas liberam os filhotes próximo ao litoral por ter mais alimentos.” Disse.

Para o diretor do AquaRio, Marcelo Szpilman, as estatísticas fizem que é praticamente impossível ser atacado no Rio de Janeiro. “É absolutamente comum ter tubarões no nosso litoral. Os que vivem aqui, no entanto, são tubarões que não representam ameaça ao ser humano. Desde 1920 para cá, no estado do Rio, foram nove ataques não provocados, ou seja, casos em que a pessoa está surfando, mergulhando ou fazendo alguma atividade e por uma razão desconhecida é atacado.” Comentou em entrevista ao jornal O Globo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo