Notícias de MaricáTurismo

Maricá: Projeto no Espraiado empresta bicicletas à moradores e visitantes

Desenvolvido pela Secretaria de Cidade Sustentável, que adquiriu dez bicicletas por meio de recursos gerados a partir do pagamento de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), o projeto Ecobike foi lançado na manhã desta terça-feira (22/01), na sede da Unidade de Conservação do Espraiado. Através da iniciativa, as bikes estarão diariamente disponíveis para empréstimo, das 8h às 17h, e deverão ser retiradas mediante um cadastro prévio. O sistema de controle é manual e haverá um funcionário responsável por realizar o cadastro dos usuários, conferir os documentos, liberar o empréstimo e acompanhar a devolução, que deverá ser feita na estação em até duas horas.

“Estamos constantemente fortalecendo o trabalho desta Unidade de Conservação, que desempenha um papel importante na região. O projeto Ecobike vem somar os esforços para aproximar a comunidade e os visitantes da flora e da fauna local, com isto, esperamos trazer para as pessoas a dimensão da consciência ambiental e da importância da preservação e da sustentabilidade”, destacou o prefeito Fabiano Horta.

“Temos a intenção de, futuramente, fazer uma carteirinha para os cadastrados que visitarem a unidade de conservação com frequência. Assim eles não vão precisar repetir o processo para retirada da bicicleta, que poderá ser utilizada para passear sem queimar combustível, sem agredir o meio ambiente e aproveitando para fazer um exercício físico”, completou o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira.

Na cidade como um todo, o uso de bicicletas tem sido incentivado com a implantação de ciclofaixas em zonas urbanas e eixos viários urbanos pensados para isto. “Em breve, também estaremos inaugurando a Unidade de Conservação do Silvado, que é uma sede que terá as mesmas dimensões e a mesma funcionalidade desta. Lá também será implementada a estação ecobike”, antecipou o prefeito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo