EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá: Mais de 1.100 alunos prestaram vestibular para o Passaporte Universitário

Mais de 1.100 alunos estiveram no CEM Joana Benedicta Rangel neste sábado (16/2) e domingo (17/2) para realizar o vestibular das cinco instituições credenciadas para o programa Passaporte Universitário, lançado no dia 11/2, pela Secretaria de Educação, que irá conceder mil bolsas de estudo de graduação e pós-graduação.

As instituições credenciadas são a Fundação Educacional Severino Sombra; S.E. Estácio de Sá, com 515 alunos inscritos; Associação Brasileira de Educadores Lassalistas – Unilassale, com 186 inscritos; Companhia Nacional de Escolas de Comunidade – Cenecista – CNEC, com 111 inscritos e Fundação Educacional Serra dos Órgãos – Unifeso, com 31 inscritos.

Bastante esperançoso, João Vitor Motta, de 19 anos e morador de Itaipuaçu, acabou de concluir o Ensino Médio e prestou vestibular para Unifeso para o curso de Engenharia Civil. “Sempre sonhei em me formar em algo na área da construção, mas não tinha condições de arcar com os custos. Agora, não posso perder essa oportunidade que vai facilitar muito minha vida”, destacou.

Os irmãos Bruno Oliveira, de 20 anos, e Juliana Oliveira, de 17 anos, moradores de Itaipuaçu também se inscreveram no programa, ambos para a Universidade Estácio de Sá. Para ele, é uma excelente oportunidade de dar continuidade ao curso de Direito. “Gasto mais de R$ 700 com mensalidade e fica muito puxado. Esse programa veio numa excelente hora”, disse Bruno. Já para Juliana, que apresentou sua média de 560 do último Enem, é a chance de poder começar a fazer o curso de Nutrição. “Estou com muitas esperanças de que agora vou conseguir realizar meu sonho de poder ingressar numa faculdade. Agradeço a prefeitura por essa conquista”, disse.

Desempregada, Márcia da Motta, de 56 anos, fez questão de acompanhar o filho Yuri Motta, de 19 anos, para realizar a prova para o curso de Direito da Estácio. De acordo com a mãe, a Educação é o principal meio capaz de transformar e oferecer melhores condições de vida à população. “Sem estudo não vamos a lugar nenhum. Isso que ressalto todo dia para ele, que é muito esforçado. Tenho a certeza de que segurará essa oportunidade e irá bem longe”, ressaltou.

A gestora comercial da Estácio, Fernanda Garcia, disse que a universidade oferece ao todo 26 cursos, sendo Nutrição, Psicologia, Direito, Enfermagem e Engenharias os mais procurados. “A Educação é essencial para o crescimento do indivíduo e, isso, consequentemente, reflete no desenvolvimento do município. Esse programa é um realizador de sonhos. Uma chance única na vida dessas pessoas”, ressaltou a gestora.

A diretora do Colégio Cenecista de Maricá (CNEC), Dayana Peixoto, falou que o curso mais procurado no CNEC é o de Pedagogia. “Esse programa desenvolve um senso de pertencimento com a cidade. Eu mesma, anos atrás, quando sai do Ceará e vim morar aqui ouvia as pessoas me perguntando o que vim fazer aqui. Mas, hoje esse discurso mudou. Maricá virou uma cidade de oportunidades em diversas áreas e isso se reflete no orgulho que as pessoas sentem em morar aqui”, destacou a pedagoga, acrescentando que o Colégio Cenecista faz parte da rede CNEC que integra mais de 100 unidades e para o programa credenciou as instituições de Rio das Ostras, Rio Bonito, Itaboraí e Ilha do Governador disponibilizando vagas em diversas vagas como Pedagogia, Enfermagem, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Ciências Contábeis, Letras, dentre outras.

Para a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, o Passaporte Universitário é o programa de maior relevância social da atual administração. “Nesse primeiro momento iremos qualificar mil pessoas que não tinham oportunidades de poder ingressar numa universidade. É um legado incomensurável que vai ficar para sempre na vida da população de Maricá”, conclui a secretária, que acompanhou os dois dias de aplicação de prova.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo