Notícias de Maricá

Maricá: Defesa Civil recebe Curso Especial para Tripulação de Embarcações

A Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos, está capacitando 16 agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá com o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), que conta ainda com três bombeiros militares e dois agentes da Secretaria de Cidade Sustentável.

O curso será realizado até a próxima sexta-feira (22), totalizando 48h de instruções práticas e teóricas. O objetivo da iniciativa é capacitar os servidores públicos a conduzir ou tripular pequenas embarcações e motos aquáticas, de até oito metros de comprimento, empregadas na navegação interior a serviço dessas instituições.

O major Gilvane Dias, da Defesa Civil de Maricá, ressaltou a importância do ETSP para a qualificação dos profissionais e também destacou o fortalecimento das relações entre a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos, com as secretarias municipais.

“Atualmente, temos nove agentes de Defesa Civil formados na primeira turma do curso. Agora, em caráter especial, vagas para outras forças. Nosso objetivo é que esta tripulação atue em buscas, salvamentos e fiscalização de embarcações, firmando ainda uma parceria com a Cidade Sustentável e com a Capitania dos Portos, que é responsável pela fiscalização das lagoas e praias de Maricá”, destacou. A Secretaria de Cidade Sustentável recebeu, no fim do ano passado, duas lanchas especiais para fiscalização e patrulhamento do complexo lagunar e do litoral.

Sargento do Corpo de Bombeiros, o aluno Bittencourt falou sobre a iniciativa. “Trabalho no município de Maricá há 19 anos, e essa interação é muito importante. A Defesa Civil está buscando este conhecimento e estendendo para o Corpo de Bombeiros, para poder estar atuando no município de forma acertada, dando sempre uma resposta especializada para a população. É interessante adquirir conhecimento para atuar em eventos adversos”, ressaltou.

Na próxima quinta-feira (21/03), oficiais da Capitania dos Portos darão instruções práticas com embarcações de pequeno porte e motor de popa, a partir das 9h, na Lagoa do Boqueirão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo