Notícias de MaricáPolítica

Maricá: Fabiano Horta recebe presidente nacional do PT, Gleise Hoffmann

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, recebeu na manhã desta segunda-feira (25/03) a deputada federal pelo Estado do Paraná e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleise Hoffmann, para apresentar algumas das políticas públicas implementadas no município e que podem servir de referência para outras prefeituras do país. O presidente regional do PT, Washington Quaquá, a deputada estadual, Rosângela Zeidan (PT) e a presidente municipal, Lurian Silva, e o ex-ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, também acompanharam a visita.

Quatro grandes iniciativas já desenvolvidas em Maricá podem servir de exemplo para outros municípios como o transporte gratuito conhecido como “Vermelhinho”, a moeda social Mumbuca, o programa passaporte universitário e a fazenda agroecológica que vai assentar mais de 100 famílias para produção agrícola.

“Essas são políticas que diminuem os abismos sociais. São ideias difusoras que devem ser levadas para o restante do país e que possuem o viés de inclusão, acesso a bens e serviços e oportunidades para toda população”, disse o prefeito Fabiano Horta.

Gleise Hoffmann quer levar o modelo da moeda Mumbuca para o restante do país. “Essa experiência é valiosa e pode mexer com o modelo de gestão da economia. A moeda pode significar uma real mudança na relação com o mercado financeiro. O exemplo de Maricá tem que se tornar parte do nosso programa como prioridade”, afirmou.

E completou: “Maricá deve se tornar uma difusora dessas políticas públicas através de cursos e da apresentação de tudo que foi implantado na cidade. Nosso trabalho é divulgar para todo país o que vem sendo feito aqui com sucesso”, disse.

O presidente regional do PT, Washington Quaquá, ressaltou os investimentos nos últimos anos na economia popular e solidária.

“A experiência de Maricá tem que ser levada para fora. A gente sempre discutiu construir a hegemonia da cidade através da nova economia, do plano do cooperativismo e das novas relações. E isso criou um sentimento de pertencer da população com a cidade. Hoje, o mesmo camelô que vende bandeiras do Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense, também vendem a bandeira do município de Maricá”, disse Quaquá.

Os vereadores Dr. Richard (PT), RobGol (PT), Fabrício Bittencourt (PTB), Felipe Paiva (PCdoB), Rony Peterson (PR) e Marcus Bambam (PV) também participaram do encontro, além de secretários municipais e dos presidentes da autarquia de Serviços de Obras (Somar), Renato Machado, Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad, e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias.

Gleise Hoffman e o ex-ministro Gilberto Carvalho também conheceram as novas instalações do aeroporto de Maricá que opera voos offshore para as plataformas de petróleo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo