Notícias de Maricá

Maricá em alerta para surto de Cinomose

Desde o ano passado, diversos casos de Cinomose, uma doença infectocontagiosa, provocada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC) também conhecido como Vírus da Esgana Canina, vem preocupando moradores de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A doença foi confirmada em vários casos de animais que chegaram a morrer e aumentou repentinamente no distrito de Itaipuaçu. Segundo informações oficiais, não existe um surto da doença, que não passa para humanos, mas os relatos de moradores é de que a infecção de cães tem aumentado a cada dia, vindo a preocupar ainda mais os moradores que tem os cães como animais de estimação.

Os sintomas da Cinomose em cães vai de vômito, apatia, corrimento nasal e perda de apetite a febre, falhas na coordenação motora, dificuldade de respirar e de locomoção e espasmos musculares. A doença acomete mais os animais em fase jovem, mas também pode afetar cães mais velhos seja por falta de proteção através de vacinas ou por estar com o sistema imunológico debilitado.

Quem tiver animais com esses sintomas, deve não só levar ao veterinários para iniciar o tratamento imediatamente, mas também deve informar o caso às autoridades locais, no caso de Maricá, à Coordenadoria de Proteção Animal da Prefeitura pelo telefone: 2637-2054 ramal 481. Saiba mais sobre a Cinomose clicando aqui!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo