Notícias de Maricá

Maricá: Alerta para risco de afogamento nas praias durante o verão

Os últimos afogamentos no litoral de Maricá acenderam o alerta para o grande risco de afogamento no local. Com praias de tombo, ou seja, de areia grossa e funda logo que o banhista entra, o perigo de afogamento é iminente até para quem sabe nadar.

Daniel Warley, guarda-vidas na praia de Itaipuaçu, alerta para os perigos da corrente de retorno, que ‘puxa’ o banhista para o mar. Conhecida como ‘vala’, ou ‘ressolho’, o fenômeno do retorno da água do mar acaba puxando com força o banhista para dentro do mar.

“A pessoa vêm aqui (na beira do mar) achando que vai só molhar o pé, ela não quer entrar no mar, ela não quer nadar, ela quer só vir aqui e molhar o pezinho, ela acha que aqui é raso, que é a parte mais tranquilo e aí (…) isso aqui vira um ‘rio’ e a corrente de retorno é muito forte aqui e as pessoas vão parar lá dentro.” Diz o guarda-vidas em seu canal.

Há poucos meses a Defesa Civil instalou placas de sinalização para alertar sobre o risco de afogamento. O ideal é sempre observar a sinalização e as bandeiras e somente entrar em locais onde tenha a presença de guarda-vidas. Com mais de 40km de praias, o litoral inteiro fica difícil ser ‘monitorado’ principalmente devido ao baixo efetivo e ao aumento de banhistas na alta temporada durante o verão. Evite o risco!

Confira no vídeo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo